Psicóloga Isabelle Galafassi, da Progastro Imagem de Cornélio Procópio

“É provável que você conhece ou ouviu falar sobre alguém que enfrentou a depressão. Ela é silenciosa e sorrateira. É uma doença grave que, tratada corretamente, tem cura”, resumiu a psicóloga Isabelle Galafassi, da Progastro Imagem de Cornélio Procópio. Ela destacou que identificar os sintomas da depressão no seu estágio inicial e procurar ajuda especializada é fundamental para que a doença não chegue a um estágio tão avançado a ponto de o indivíduo buscar desfechos drásticos como o suicídio. “Acabar com a própria vida não é um comportamento isolado, mas sim multifatorial, é o resultado de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociológicos, culturais e ambientais. Na maioria dos casos, os transtornos mentais se fazem presentes, e o mais conhecido entre eles é a depressão”, definiu.

De acordo com Isabelle, a depressão é um problema que se agrava aos poucos, e quando a doença é diagnosticada em um quadro já avançado, e as vezes, não sendo tratada com a devida importância, pode levar a pessoa portadora ao suicídio.

SETEMBRO AMARELO – Setembro Amarelo é um mês de conscientização, prevenção e valorização da vida, um momento para chamar atenção sobre um tema que precisa ser discutido, o Suicídio. Segundo a OMS, aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente no mundo, que pode ocorrer em qualquer idade, sexo, raça, classe social, e é a segunda principal causa de morte entre jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos.

“Falar sobre o suicídio não é fácil, porque as pessoas julgam que é um ato de fraqueza ou coragem, o que na verdade é um momento de desespero diante da dor, do sofrimento e dos problemas. O tabu e o julgamento, atrapalham na busca de ajuda especializada”, definiu e ressaltou que o suicídio pode ser um ato evitável. “Reconhecer os sinais de alerta e procurar ajuda psicológica e psiquiátrica é o passo mais importante para evitar que a vida se encerre de maneira prematura”, indicou.

Segundo Isabelle, a psicoterapia é um tratamento colaborativo, no qual o paciente e o psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas em um ambiente acolhedor, neutro e sem julgamento. “Com a ajuda do psicólogo, é possível identificar as causas e os padrões comportamentais que possam estar lhe impedindo de ter uma melhor qualidade de vida. Não deixe de procurar ajuda ‘VIVER É A MELHOR OPÇÃO SEMPRE!’”, reforçou.

Para saber mais sobre depressão, sintomas e tratamento, entre em contato com a Progastro Imagem Cornélio Procópio na Rua Goiás, 65, Centro, com telefone (43) 3523-5692 / 3523-6966.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui