Curso Educação Permanente em Saúde’ é dividido em quatro módulos, um por semana

Deu início nesta sexta-feira (04) o curso ‘Educação Permanente em Saúde’ com a realização do primeiro módulo que tratou sobre Pré-Natal de Baixo Risco. A abertura do curso aconteceu nas dependências do Auditório Thomaz Nicoletti e contou com a presença do prefeito municipal Lino Martins; vice-diretor da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Ricardo Castanho Moreira; da secretária municipal de Saúde de Bandeirantes e presidente do CRESEMS (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) 18ª Região de Saúde, Daiane Fernanda Dela Roza Tomé; e autoridades regionais, como o diretor da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio/SESA, Claudio Cordeiro da Silva Filho.

Segundo Daiane, o curso ‘Educação Permanente em Saúde’ foi idealizado pelo CRESEMS, entidade esta formada por gestores de saúde representantes dos 21 municípios da 18ª Regional de Saúde, os quais debateram e levantaram os principais pontos em comuns quanto a necessidade de ferramentas que alcancem o objetivo de elevar e melhorar a qualidade de atendimento dos serviços públicos da saúde. “Este trabalho o qual damos início foi construído a partir do diálogo entre os gestores em saúde que compõem o CRESEMS e que agora propõem pela sua continuidade e amplitude com este importante curso. Neste primeiro módulo, o público-alvo foram as enfermeiras”, comentou e mencionou que o projeto é piloto do CRESEMS voltado para a capacitação de colaboradores/servidores, não somente para gestores públicos. A presidente do COSEMS /PR(Conselho das Secretarias Municipais de Saúde), Cristiane Pantaleão, elogiou a iniciativa do CRESEMS 18ª Região de Saúde pela iniciativa.

Dividido em quatro módulos, a ser realizado um por semana, conforme Daiane, coincidentemente, vem de encontro com o mês da mulher, o Outubro Rosa. O primeiro, abordado ontem (04) foi para enfermeiros dos municípios e os temas foram sobre Pré-Natal de Baixo Risco e Capacitação em Saúde da Mulher e Criança desenvolvidos pelas professoras da UENP, Flávia Ribeiro Teixeira da Silva e Elisângela Pinafo. Durante o encontro, elas elencaram os conteúdos de Legislação; Consulta de pré-natal pela enfermeira; Importância da assistência ao pré-natal; Acolhimento; Condições básicas para a assistência pré-natal; O papel da equipe de atenção básica no pré-natal; Atribuições dos profissionais; Diagnóstico na gravidez; Estratificação de risco gestacional; Calendário de consultas; Anamnese; História clínica; Vacinação na gestação; Avaliação do estado nutricional e do ganho de peso gestacional; Orientação alimentar para a gestante; Orientações por trimestre gestacional; Queixas mais comuns na gestação.

O encerramento aconteceu com a realização de um instrumento de avaliação conduzido pela enfermeira Eliana Catussi da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.

Os próximos módulos são: dia 10 (segundo módulo) sobre ‘Exame Físico Geral e Obstétrico no Pré-Natal’, com a professora da UENP Carolina Fordellone Rosa Cruz; dia 18 (terceiro módulo) sobre ‘O Puerpério e Cuidados com Recém-Nascido e Criança’, com as professoras Aline Balandis Costa e Talita Vidotte Costa; dia 25 (quarto módulo)’ Intercorrências Clínicas e Obstétricas Mais Frequentes’, com Dr. Luís Guilherme Piereti – CISNOP, e psicóloga Ariane Fernandes Redi – CISNOP. No mesmo dia  acontece Mesa Redonda com discussão de casos clínicos vivenciados do dia-a-dia dos municípios da 18ª Regional de Saúde (03 casos clínicos), com mediação da professora Flávia Ribeiro Teixeira da Silva (UENP), enfermeira Érica Marinho (18ª Reg. de Saúde) e enfermeira Eliana Catussi (18ª Reg. Saúde).

A realização do curso ‘Educação Permanente em Saúde’ é do CRESEMS (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) 18ª Região de Saúde, com apoio do COSEMS /PR(Conselho das Secretarias Municipais de Saúde), das prefeituras municipais da região, UENP, 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio/SESA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui