A catarata é uma doença que ataca milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a causa mais comum a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. “Nossos olhos possuem uma lente dentro deles chamada de cristalino, que é responsável por focalizar as imagens. Essa lente, com o passar dos anos, vai ficando esbranquiçada, amarelada e endurecida, num processo chamado ‘esclerose’. O cristalino esclerosado é a catarata. Não conseguimos ver a catarata no olho, a não ser que ela já esteja num grau muito avançado”, explicou o médico oftalmologista, dr. Reynaldo Kimura, da Progastro Imagem em Cornélio Procópio.
De acordo com o especialista, a doença no geral acomete população acima dos 60 anos, sendo progressiva e variável em intensidade e início, assim como de organismo para organimo. “O tempo em que seu diagnóstico e tratamento se aplicam, também variam. Além disso, a exposição excessiva ao sol, o diabetes, o tabagismo, infecções oculares, traumas oculares, cirurgias oculares, radiações, uso de corticosteroides ou mesmo doenças congênitas podem precipitar a catarata precocemente”, elencou Kimura.
A questão do tratamento para a catarata, o médico oftalmologista esclarece que é através da cirurgia denominada ‘facectomia’, que consiste na remoção do cristalino esclerosado e na substituição dele por uma lente artificial. “Essa lente possui um determinado grau, este que é calculado nos exames pré-operatórios e que pode até substitui o grau dos atuais óculos para a distância de longe em muitos casos e, dependendo do tipo da lente, pode até deixar o indivíduo independente dos óculos em todas as distâncias”, ressaltou.
Para saber mais sobre os exames de catarata, tratamento da doença e outras informações, entre em contato com a Progastro Imagem em Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3523-5692, 3523-6966, ou no endereço Rua Goiás, 65, centro.
O médico oftalmologista, dr. Reynaldo Kimura, atende convênios como Cegen – Viva Bem até 100, Sanepar, Unipax, Global, Funerárias, Brasil Med, Clinicop e outros.
Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.