O Programa de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde, que certifica a atenção primária pelo trabalho desenvolvido no atendimento à população, reconheceu e entregou Selos de Qualidade para cinco municípios da 18ª Regional de Saúde – Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (23).
As cidades de Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara e Sapopema receberam os Selos Bronze. O município de Sertaneja é o único da região que recebeu o Selo Prata.
O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca o impacto gerado pelo projeto de Tutoria e como a conquista dos Selos de Qualidade influencia nos processos de trabalho. “O Governo do Paraná está promovendo um resgate do trabalho da Atenção Primária, cada vez mais qualificando a atuação dos profissionais e melhorando a satisfação da população em relação ao atendimento que é oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde”, reforçou.
TUTORIA – O Programa de Tutoria estabelece uma avaliação rigorosa de mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. Desde o início do ano, já foram certificadas 189 Unidades de Saúde, 162 delas selos Bronze e 27 selos Prata.
O superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, explica que a missão do programa é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados por meio de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.
“Temos relatos de unidades que adaptaram o horário de atendimento, adotaram sistemas de agendamento de consultas e implantaram prontuários eletrônicos. Medidas simples que reduzem o tempo de espera do paciente e acabam com aquela fila da madrugada”, comentou o superintendente.
O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos, disse que após a implantação da Tutoria houve mudança no atendimento à população. “O Projeto de Tutoria da Saúde fez que com as equipes das unidades mudassem seu comportamento. Foi perceptível a motivação dos profissionais durante a rotina de trabalho. Agradecemos pelo apoio do Estado porque a saúde é uma área essencial na nossa gestão. Valorizando a saúde, valorizamos a vida dos moradores”, diz Edimar.
RECONHECIMENTO – O município de Sertaneja foi um dos primeiros do Estado a integrar o projeto-piloto de Tutoria, em 2014. Desde então, a Tutoria da Saúde já conta com a participação de 1069 Unidades de Saúde, em 357 municípios do Paraná.
A enfermeira, Erica Zaratin, disse que está há oito anos trabalhando na mesma Unidade de Saúde e passou por todo o processo de adaptação. “A Tutoria fez uma diferença enorme na organização. Os procedimentos de agendamento, fila de espera e atendimento estão muito mais eficientes. Me sinto muita realizada por fazer parte desta evolução. Fui Selo Bronze, agora sou Prata, quero muito estar aqui para receber o Ouro”, destacou a enfermeira. (Da assessoria)