Pacientes recuperados representam um quarto dos casos confirmados no Estado até segunda-feira (06)

Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde mostram que 121 pacientes que contraíram a Covid-19 já estão recuperados no Paraná, um quarto dos 466 casos confirmados no Estado até segunda-feira (06). São 68 pessoas de Curitiba e 53 de outros municípios. Eles testaram positivo para o novo Coronavírus, mas não apresentam mais os sintomas da doença.

São considerados recuperados aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) ou por algum outro laboratório credenciado, receberam tratamento adequado aos sintomas e agora já não apresentam os sinais da doença.

A Secretaria da Saúde trabalha com um prazo de pelo menos 14 dias entre o início e o fim dos sintomas para confirmar a recuperação. “Temos um número alto de pessoas recuperadas e uma baixa letalidade em consequência da Covid-19 no Paraná. É um problema grave, mas a maioria das pessoas que tem os sintomas se recupera”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes. “As medidas adotadas pelo Governo do Estado, como o isolamento social e o reforço nos equipamentos de saúde, são fundamentais para manter o Coronavírus sob controle no Estado”, diz.

DE VOLTA PRA CASA – Não é somente de noticias ruins inundam as redes sociais e noticiários de rádios, tv e jornais. Casos de pacientes infectados e recuperados também devem ser divulgados. Como o de dona Vitalina Ferreira dos Santos, uma idosa de 92 anos, que ficou 10 dias internada num hospital de Cornélio Procópio e já voltou para casa na cidade de Leópolis. A idosa havia sido infectada no começo de março, após viagem para São Paulo. Dona Vitalina recebeu alta no domingo (05) passado, porém, ficará mais 10 dias em isolamento domiciliar, mesmo não apresentando qualquer sintoma da doença.

ACOMPANHAMENTO – Com a confirmação do diagnóstico, os pacientes recebem o acompanhamento das equipes das secretarias municipais e dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Além de acompanhar a evolução dos sintomas e os cuidados dos pacientes, inclusive com relação ao isolamento domiciliar, são eles os responsáveis pelo levantamento dos dados. Em Curitiba, a própria prefeitura faz o controle das pessoas recuperadas.

“Em um primeiro momento, o Estado priorizou a organização da coleta de amostras e a rotina de análise e processamento do Lacen para garantir a testagem da população, além da ampliação dos leitos hospitalares”, explica Maria Goretti.

“Agora, com este processo já encaminhado, podemos nos debruçar sobre os dados dos pacientes, fazer o acompanhamento de sua recuperação e ter em mãos as informações atualizadas”, destaca.

BOLETIM ATUALIZADO – A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais uma morte e 45 novos casos de coronavírus no Paraná. Os dados foram divulgados no boletim desta terça-feira (7).

Um homem de 69 anos estava internado desde o dia 18 de março e teve a confirmação para a Covid-19 no dia 28 do mesmo mês. Ele morreu nesta segunda-feira (6) em Londrina e possuía comorbidades.

Os 45 novos casos foram registrados em Curitiba (19), Quitandinha (1), Pinhais (1), Cascavel (5), Londrina (7), Vitorino (1), Campo Mourão (2), Araruna (1), Cianorte (2), Cambe (1), Foz do Iguaçu (1), São José dos Pinhais (2), Colombo (1) e Santa Fé (1).

DADOS – O Paraná tem atualmente 511 casos confirmados – oito pacientes não residem no Estado –, 4.962 descartados e 286 em investigação. 99 estão internados, 61 em Unidades de Terapia Intensiva e 38 em leitos clínicos.

MORTES – Dentre as confirmações, o Estado já registrou 15 mortes pela doença distribuídas nos municípios de Cascavel (1), Campo Mourão (3), Cianorte (1), Maringá (2), Santa Fé (1), Londrina (2), Quatiguá (1), Curitiba (3) e Primeiro de Maio (1). (Da redação com assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui