Equipes orientados por professores na produção de álcool gel, arrecadação de alimentos e confecção de máscaras

O calendário acadêmico do IFPR está suspenso desde o dia 17 de março como uma medida preventiva para conter a difusão do Coronavírus, por isso, atividades regulares estão temporariamente interrompidas. No entanto, a solidariedade não possui barreiras e a comunidade do Campus Jacarezinho tem se mobilizado e contribuído na Missão Covid-19 e na manutenção do contato com os estudantes.

A partir de um projeto capitaneado pela professora Flávia Presti e pelo professor Pedro Anizelli, o Campus Jacarezinho produziu álcool gel para a comunidade. Parte dos insumos chegaram na semana de 13 a 17 de abril, doação de álcool feita pela Usina Jacarezinho. Também há servidoras engajadas na confecção de máscaras protetoras para distribuição, materiais adquiridos com recursos da própria equipe. Além disso, em uma campanha entre os dias 14 e 18 de abril, foram arrecadadas mais de 150 cestas básicas, totalizando mais de 2.300 quilos de alimentos, os quais serão distribuídos para a comunidade por meio de um cadastro organizado pela assistente social do campus.

Em relação ao acompanhamento dos estudantes, a SEPAE (Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis) encaminhou um formulário para verificar as condições que se encontram juntos aos seus familiares neste período de distanciamento social. Além do levantamento nos quesitos emocionais e psicológicos nos quais estão enfrentando estas famílias, as informações coletadas são subsídios para destinar ações de solidariedade deste momento delicado e  recursos que serão considerados nas ações no retorno de nossas atividades acadêmicas. Nesse sentido, também para dar amparo, há cursos, como o Técnico em Informática com Ensino Médio Integrado, que realizou uma videoconferência no dia 16 de abril para dirimir dúvidas e tranquilizar a turma em vias de conclusão do curso, principalmente em relação ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Por fim, o grupo de estudantes e servidores responsáveis pela organização do Balaio Cultural reconfiguraram a proposta para versão virtual, que tem promovido entretenimento, cultura e informação para a comunidade por meio de interações ao vivo ou gravadas para serem veiculadas no grupo fechado do Facebook. As atividades iniciaram no último dia 15 e se encerram hoje, dia 29, abrangendo treinamento funcional, Just Dance, fabricação de hambúrguer vegano, releitura da tabela periódica, mecânica quântica. O encerramento conta com um especial musical com DJ Live Set Performance. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui