Início desta semana, os prefeitos municipais das cidades de Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal e Santa Mariana, confirmaram o primeiro caso de Covid-19 em seus municípios.
De acordo com a nota oficial assinada pelo prefeito fe Nova Fátima, Roberto Carlos Messias, e Secretário de Saúde, José Augusto Fabri, o paciente está em tratamento e em isolamento, assim como demais pessoas que mantiveram contato estão em monitoramento. O comércio no Município está em funcionamento sob medidas restritivas conforme decreto.
Em Ribeirão do Pinhal, as autoridades declararam pela rede social que o paciente confirmado com Coronavirus se encontra internado no HU (Hospital Universitário) de Londrina e cerca de 40 pessoas estão sendo monitoradas devido ao contato que teve com elas. Durante a live, o prefeito Wagner Martins disse que as medidas de enfrentamento contra o Coronavirus no Município devem ser mantidas e enrijecidas por toda a população.
O prefeito de Santa Mariana, Jorge Nunes, e o vice, José Marcelo Guimarães, anunciaram que o paciente, um caminhoneiro da cidade, foi atestado com Covid-19, entretanto, está assintomático. Ele e a família estão em quarentena. Nunes ressaltou que é fundamental a população fazer o uso de máscaras de proteção somente quando realmente houver necessidade de sair de casa, caso contrário, deve manter-se em isolamento social. Com relação ao comércio, as medidas e horários restritivos devem ser seguidos para que não haja necessidade de revogação do decreto municipal de abertura.