Um sonho: envelhecer linda, sem que os sinais do tempo fiquem evidentes. É possível? Sim! Porém, exige cuidados especiais. O principal deles: a reposição de Colágeno. Como? Dentre vários exemplos, o único tipo de substância que age diretamente nas camadas mais profundas da pele e que retarda os sinais do envelhecimento: o Colágeno Verisol.
Mas antes de mais nada é preciso entender sobre o Colágeno. E são as farmacêuticas da Osten Fórmulas, técnicas responsáveis, que explicam sobre esta proteína que é fundamental para a saúde e beleza da pele.
Mas afinal, o que é essa substância e qual a sua principal função?
As especialistas da Osten Fórmulas esclarecem que o Colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é uma substância que as células produzem naturalmente. “É responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade. Um grande aliado de sua saúde e beleza. Além de ser responsável por manter a pele firme, o Colágeno também é muito importante para os cabelos, unhas, músculos, ligamentos, tendões e articulações. A substância pode ser encontrada em alguns alimentos, como carnes, gelatina e em dermocosméticos e suplementos alimentares”, citaram.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é a partir dos 25 anos que o corpo diminui a sua produção, o que contribui para o aparecimento da flacidez, das rugas e linhas finas. Assim, é necessário começar os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele, porque, nessa idade, inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de Colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já após os 50 anos, o corpo perde em um ritmo maior essa proteína.
“É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face. No entanto, você pode evitar certos hábitos que aceleram a perda de colágeno e ainda adquirir outros para repor a substância”, explicaram. É importante destacar que a quantidade de Colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos Colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular sua produção por meio do uso de dermocosméticos”, elencaram as farmacêuticas. Outros fatores negativos para a aceleração da perda do Colágeno é o consumo exagerado de açúcar, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse. O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada, porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. “Além disso, há diminuição dos níveis de Vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de Colágeno”, esclareceram.
FOTOPROTEÇÃO PARA EVITAR A PERDA DO COLÁGENO – Apesar da perda de Colágeno ser um processo natural, é possível retardar sua redução e manter a pele jovem por mais tempo. Para prevenir o envelhecimento, o câncer da pele, manchas e a perda do Colágeno, o primeiro passo é evitar a exposição solar, principalmente sem proteção. Os raios solares destroem as fibras colágenas por meio de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas.
ESTIMULAR E RECUPERAR O COLÁGENO – As farmacêuticas da Osten Fórmulas explicam que há diversas formas de estimular a produção de Colágeno e repor a substância na pele. Elas dão os seguintes exemplos:
– Investir em alimentos ricos em Vitamina C: laranja, limão e mamão, além de outros que contêm Colágeno como as carnes, gelatinas, ovos e castanhas;
– Aplicar diariamente dermocosméticos específicos que estimulam a produção de Colágeno na pele;
– Outra importante forma de reposição do Colágeno é fazer o uso oral com o único tipo de substância que age diretamente nas camadas mais profundas da pele: o Colágeno Verisol, que retarda os sinais do envelhecimento.