A Fundação Rotária, entidade vinculada ao Rotary Club de Bandeirantes e Rotary Club International, destinou à Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes, entidade filantrópica de saúde, recurso de U$ 33.440,00, equivalente na época da conversão da moeda, a R$ 186.929,60. O valor faz parte do percentual dos U$ 3 milhões do Subsídio Global do Fundo para Assistência em Casos de Desastres para projeto de Combate e Prevenção à Covid-19.
Segundo o futuro governador do Distrito 4710 do Rotary Club, Paulo Roberto Bala, o clube de serviço reconhece que a crise trazida pelo Coronavírus não tem precedentes e que o reflexo da pandemia mundial chegou até o Município de Bandeirantes. “Como prestadores de serviço da comunidade queremos, num futuro próximo, lembrar que tudo isso foi apenas mais um momento passageiro, e que esta ameaça do Covid-19, mesmo devastadora, enquanto seres humanos solidários nós estamos desempenhando nosso papel ao ajudar as pessoas pelo mundo. E a Fundação Rotária agora está ajudando a lutar contra esta ameaça viral que está dentro da nossa comunidade, da nossa região, do nosso Estado e do nosso país”, destacou Bala. Ele reforçou ainda sobre a importância da Santa Casa, da sua estrutura, dos seus profissionais e dos seus funcionários para o atendimento junto à comunidade local e regional. “A Santa Casa hoje não é somente de Bandeirantes, hoje é referência no Norte e Norte Pioneiro. Por isso precisa estar preparada e se prevenir para enfrentar a situação do Covid-19”, argumentou.
O provedor da Santa Casa, Gabriel do Vale, ficou feliz com a notícia de que a entidade de saúde foi beneficiada com o projeto da Fundação Rotária do Rotary Club de Bandeirantes. Com os recursos, exclusivos para investimentos na prevenção ao Covid-19, Gabriel do Vale ressaltou que foram adquiridos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas, medicamentos, dentre outros materiais pertinentes.
Com a pandemia, segundo o provedor, houve encarecimento dos custos dos EPIs, impossibilitando e suprimindo a Santa Casa de realizar a aquisição de itens substanciais que são utilizados. “Com os recursos oriundos da Fundação Rotária está foi possível repor os medicamentos, materiais e EPIs essenciais”, relatou.
A presidente do Rotary Club de Bandeirantes, Leonides Araujo ‘Nidinha’, explicou que a Fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários. “A missão da Fundação Rotária é capacitar os rotarianos para que eles possam promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de projetos voltadas às áreas de saúde, educação e combate à fome”, explicou.
Cada dólar contribuído à Fundação Rotária, o recurso ajuda a financiar programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Clubes e distritos candidatam-se e recebem subsídios para executar projetos em todo o mundo.