A humanização do parto é um processo que muito se tem falado para o nascimento humanizado do bebê, ou seja, de forma e recepção mais respeitosa ao recém-nascido sem intervenções mecânicas e medicamentosas. Mas, e a Pediatria Humanizada? O que é?
Quem explica sobre esta especialidade é a médica pediatra, dra. Janielli Ribeiro Santos, da ProntoClin de Andirá. Ativista pela Amamentação e Desmedicalização na Infância, dra. Janielli esclarece que o papel do médico pediatra na vida e formação da criança é fundamental, justamente porque a humanização está em estabelecer um forte vínculo de interação com o bebê e também com os pais. Desta maneira ocorre uma relação de respeito e afeto com a finalidade de colaboração para que as formas de cuidar, educar, alimentar, medicar, vacinar podem ser dialogadas, para atingir a melhor orientação para a criança, respeitando sua individualidade. “O principal objetivo do atendimento humanizado pediátrico é a busca pela felicidade e o bem-estar das crianças”, definiu.
Entretanto, dra. Janielli enfatizou que a Pediatria Humanizada tem como uma das características a identificação e o tratamento de doenças ou problemas do corpo, da mente e da vida social das famílias. “Pois tudo, influencia no bem-estar e saúde da criança. Além disso, essa confiança dará suporte e poderemos orientar quanto ao manejo da amamentação exclusiva para que essa mãe possa alcançar o ideal, recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de alimentar os bebês exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e manter a amamentação, junto com alimentos complementares, até dois anos ou mais”, mencionou e elencou outros diversos aspectos característicos do pediatra humanizado quanto à disponibilidade e meios de comunicação para tirar dúvidas, acompanhamento em casos de urgência, entre outros.
Dra. Janielli ressaltou ainda que a Pediatria Humanizada oportuniza aos profissionais da área o privilégio de ter um ser em formação. “São as nossas ações e/ou omissões que farão toda a diferença. Hoje muito se fala nos famosos 1.000 dias, que são os 270 dias de gestação, 365 dias do primeiro ano, e 365 dias do segundo ano, ou seja, os dois primeiros anos da vida do seu filho, que é uma chance incrível para criar um padrão de boa saúde física e emocional para ele no futuro”, argumentou. A médica endossou ainda que neste período de 1.000 dias ocorre uma espécie de programação física e metabólica do que muito provavelmente irá refletir ou acontecer para o resto da vida da criança. “Configurando um período crucial para a prevenção de doenças, para o amadurecimento dos sistemas nervoso e imunológico, e também para a implantação de bons hábitos de saúde. E os pais não são apenas os coadjuvantes nessa história, eles são protagonistas e poderão contar com o apoio e a empatia de um pediatra humanizado. Este que acolherá suas queixas, esclarecerá suas dúvidas com respostas em bases científicas e juntos acharão sempre a melhor solução: a solução personalizada para seu filho, que é único e dispensa comparações”, defendeu.
CONFIANÇA – O compromisso do atendimento humanizado, além de valorizar as necessidades físicas de saúde, preocupa-se com a qualidade de vida emocional das crianças, e complementa que a Pediatria Humanizada possibilita estender o cuidado amoroso que começa no nascimento dos filhos para as consultas habituais de acompanhamento em seus primeiros anos de vida, com orientação e suporte da família em todos os momentos.
“A humanização deve passar não só na pediatria, mas na vida. E a maneira do nosso atendimento é justamente esta. De criar o vínculo e o círculo da confianças, chamar os pais pelo nome, receber a criança com carinho, brincar, interagir, interessar-me pela história de cada família, pelo desenvolvimento emocional daquela criança, pelo ambiente que ela vive. Não somente pelo sintoma que a trouxe até mim ou pelos quilos e centímetros que a balança irá mostrar, mas pelo seu conjunto todo”, resumiu.
PERFIL – A dra. Janielli Ribeiro Santos atua há mais de 20 anos como médica pediatra e há mais de 10 anos como ‘mãe’ do Heitor. Possui vasta experiência nas diversas áreas da pediatria, como sala de parto, maternidade, enfermaria, UTI Neonatal, ambulatórios e consultório particular. “Em todas as situações, e em todo atendimento, sempre de forma individualizada e observando, avaliando a criança como um todo. Através da PRONTOCLIN, os pais poderão conhecer a proposta de um olhar humanizado da pediatria junto aos seus filhos. Vamos cuidar hoje, prevenir hoje e construir uma história diferente na vida destes pequenos”, incentivou a médica.