Jovens brasileiros que nasceram em 2002 devem fazer o alistamento militar este ano. Para agilizar o processo, o Tiro de Guerra 05-013, de Bandeirantes, sob orientações do Ministério da Defesa, destaca o Alistamento Militar Online. “A ferramenta é uma tecnologia que está a alcance de muitos jovens rapazes que ainda são estudantes ou estão trabalhando, e têm acesso. Neste sentido, podem fazer o Alistamento Militar Online. Economiza tempo e facilita o acesso. Mas, caso contrário, o jovem pode vir até a JMS (Junta do Serviço Militar), que fica anexo a Agência SINE, em frente a Praça Brasil-Japão”, orientou o secretário da JSM, Tarcísio Graziano de Oliveira.
Para o alistamento, os jovens que completarem 18 anos devem acessar site https://www.alistamento.eb.mil.br/ ou comparecendo à Junta de Serviço Militar. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).
Os rapazes que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), e se o jovem ganhar na Loteria (na megasena, por exemplo), não poderá retirar o prêmio.