As Vanguardas Artísticas foram manifestações que trouxeram no final do século 19 e início do século 20, grandes transformações para a arte moderna, para a compreensão das realidades sociais do mundo naquele período, para expressões que demonstravam as leituras estéticas dos artistas, nas várias modalidades de artes. Foi um período determinante para consolidação de uma arte que até questionava, em certos momentos, a arte acadêmica até então estabelecida, propiciando uma arte livre, com várias leituras, críticas sociais, experimentos ousados, mobilizando artistas na europa, mas, também, em várias regiões do mundo. Inclusive, no Brasil. Um exemplo foi a Semana de Arte Moderna de 1922. A arte passou a ser um elemento político poderoso .
Esta invasão de cores, de ideias e de emoções ficaram expressadas em movimentos que foram surgindo com suas especificidades conceituais, entre os quais, o Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaismo, Surrealismo, Bauhaus. Escolas artísticas estas muito visitadas pelos vestibulares. Os alunos do 3 ano do Colégio ECEL estão trabalhando os debates sobre estes conceitos, na disciplina de Artes, criando projetos e até reproduções artísticas. Um trabalho cuidadoso, mediado pelo Professor Tiago Dedoné, com foco na ampliação de informações e debates sobre estes períodos da História da Arte. “Os alunos estão encantando com as produções belíssimas e cheias de leituras subjetivas. Além de ampliarem informações sobre os conceitos de cada escola da Vanguarda, eles recriam interpretações com muita naturalidade. São muito talentosos e nos enchem de orgulho”, destacou o Professor.
O Colégio ECEL é uma referência na região em qualidade no sistema de Ensino. Há 31 anos, construindo educação transformadora e há 26 anos, parceira do Sistema Positivo de Ensino (SPE). Os projetos pedagógicos diferenciados também são destaques na instituição e, mesmo em período de distanciamento social, seguem sendo aplicados. Entre os quais: o Clube do Livro, o Ciclo de Debates, Café Filosófico e Sociológico, entre outros. O Colégio ECEL conta com um corpo docente composto por professores especialistas e Mestres, dedicados à pesquisa e a ação pedagógica diferenciada. Para o segundo semestre, as matrículas já encontram-se abertas. (Da assessoria)