A vacinação contra a Covid-19 começou em todos os 399 municípios do Estado. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde às 14h30 desta quinta-feira (21), menos de 72 horas depois das primeiras doses desembarcarem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O Governo do Estado, responsável pela logística de distribuição, entregou as ampolas para as 22 Regionais de Saúde em pouco mais de 24 horas, inclusive com atraso por conta do mau tempo, o que impossibilitou o transporte aéreo para as três regionais do Oeste. Essa celeridade permitiu com que elas chegassem a todos os municípios em 44 horas e que as primeiras pessoas fossem vacinadas em 100% do Paraná em 67 horas.
Em Itambaracá, o chefe da 18ª Regional de Saúde, Cláudio Cordeiro, foi quem realizou, no final da tarde de terça-feira (19), a entrega das vacinas para a prefeita Mônica Zambon que aguardava com expectativa pelos imunizantes. “Foi um momento de alegria, de esperança. O ato simbólico naquele momento de vacinar uma das profissionais que está na linha de frente contra a Covid-19 representou o pontapé inicial desta importante campanha pela vida”, destacou.
Quem recebeu a primeira dose da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi a técnica de enfermagem Vanusa Cerqueira, responsável pela Epidemiologia e Coleta de Material da Covid-19. “Me sinto honrada por estar representando meus colegas de trabalho que estão na linha de frente. A vacina é segura, mas a pandemia ainda não acabou. Hoje, a população de Itambaracá pode se encher de esperança. Espero que a vacina chegue logo para todos, para que assim possamos voltar a nos abraçar, a conviver de novo em família e amigos”, disse. Mesmo com a vacinação, é importante lembrar que o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento ainda devem ser mantidos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Polizel, são dois aplicadores habilitados na vacinação, que até a quinta-feira (21), já haviam atendido 28 profissionais da saúde e na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) foram 43 pessoas vacinadas. “Todos da ILPI foram vacinados, tantos os idosos quanto os funcionários. Apesar de algumas pessoas acreditarem que haveria relutância ou resistência, foi muito pelo contrário, eles estavam aguardando muito por este momento, por esta vacina”, comentou a secretária. De acordo com Regiane, a previsão é que a primeira etapa seja concluída na próxima semana. Para Itambaracá, foram encaminhados 136 doses da vacina. A regional de saúde de Cornélio recebeu 3.600 doses para atender os municípios da sua abrangência.
De acordo com a SESA (Secretaria Estadual da Saúde), o lote com os imunizantes para a aplicação da segunda fase será encaminhado daqui a três semanas. O armazenamento está sendo feito no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança. Nesta primeira etapa, a vacinação está sendo feita nos profissionais da saúde, indígenas, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência severa, conforme os critérios estabelecidos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que iniciar a vacinação em 399 municípios em menos de 72 horas é o resultado do planejamento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde desde o final do ano passado, com treinamento de técnicos, preparação de 1.850 salas de vacinação e distribuição de 1,7 milhão de insumos secos (seringas, aventais, luvas, máscaras, carteirinhas) no final de semana que antecedeu a chegada das vacinas a todas as 22 Regionais, inclusive com escolta policial.
Para realizar a distribuição das vacinas em todo o Estado, o governo montou uma verdadeira força-tarefa que incluiu três aeronaves e uma frota de caminhões. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da Coronavac na segunda-feira (18). Metade do lote foi distribuído para iniciar a campanha.
COVID EM ITAMBARACÁ – Com relação a situação da Covid-19 no Município de Itambaracá, ainda continua em vigor o decreto municipal que determina toque de recolher. Até o final da tarde desta sexta-feira (22), o Boletim Epidemiológico registrou aumento nos casos ativos, de 44 para 49 e que já estão em tratamento domiciliar, sendo que destes números dois pacientes estão internados. O número de pessoas suspeitas para o novo Coronavirus está em 22, em análise são 21 casos. O total geral confirmado são 187 moradores de Itambaracá que já foram contaminados pela doença e destes 134 se recuperaram. Vítimas em óbito pelo Coronavírus foram anotadas quatro pessoas. As notificações estão em 794 casos e 564 descartados.