Agentes de Endemias da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, realizaram no início desta semana bloqueio de combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. A ação aconteceu na região da Vila IBC devido a notificação de uma pessoa moradora daquela localidade estar sob suspeita de ter contraído da doença.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, do início do ano epidemiológico – que começou em agosto passado -, até o momento, somam-se 93 notificados, 17 confirmados, 74 descartados e 2 em investigação. No último boletim registrado, em Bandeirantes são 11 casos notificados, 6 descartados, 2 confirmados e 2 em investigação. “O momento em nossa cidade também é de preocupação com a Dengue, pois passamos por uma epidemia desta doença”, comentou. O coordenador ressaltou da importância das pessoas comparecerem na unidade de saúde mais próxima da sua residência caso apresentem algum sintoma. “Desta maneira, a pessoa poderá passar por avaliação médica onde será feito diagnóstico, coleta de exames. Em todos os casos suspeitos, a equipe de endemias realiza o bloqueio imediatamente após a notificação”, afirmou.
Neste período de chuva intensa, aliado ao calor, o ambiente fica propício para o mosquito se alastrar, principalmente quando o Aedes aegypti encontra local perfeito que acumula água para depositar seus ovos. “A população precisa manter os cuidados com o quintal de casa, evitando criadouros do mosquito. Já há a preocupação com a pandemia do Coronavírus, e uma possível epidemia de Dengue, ocasionaria um problema maior ainda ao sistema de saúde. É importante que a população se lembre que a Dengue também mata”, enfatizou.
OS SINTOMAS – As pessoas que tiverem qualquer destes sintomas devem procurar unidade de saúde mais próxima: febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas, que são aquelas manchas vermelhas no corpo.
“No ano epidemiológico 2019/2020 nossa cidade estava em epidemia onde foram 4.945 notificações, sendo 396 com resultados negativos e 4.512 casos positivos e 3 óbitos por Dengue em Bandeirantes”, relembrou Marqui.