No seu quinto mandato como prefeito de Congonhinhas, José Olegário Ribeiro Lopes (Podemos), popularmente conhecido como dr. Deco, de 71 anos, ao lado do vice-prefeito Aparecido Renato Honorio (PSD), o Renatinho, de 33 anos, os trabalhos no Município em mais de 50 dias de gestão têm transformado a comunidade de cerca de nove mil habitantes, principalmente com melhorias em infraestrutura de recape asfáltico e estradas rurais.

Em recente entrevista com o Jornal Folha do Norte, dr. Deco começou a falar sobre a módica campanha realizada ano passada e do anseio da população nas mudanças para as melhorias. “Sem dúvidas que a pandemia da Covid-19 teve influência no comportamento da política ano passado, contudo, fizemos uma campanha tranquila, com visita à população levando nossas propostas. Como sou daqui desta terra, sendo este meu quinto mandato como prefeito, e nas minhas gestões anteriores não consegui fazer alguns projetos, acredito ser uma oportunidade e pretendo realiza-los”, defendeu. Segundo o prefeito, durante suas andanças junto ao povo as palavras mais ouvidas e solicitadas foram: emprego e saúde. “A carência quanto a emprego foi o que mais ouvíamos e estamos nos empenhando para isso. Uma empresa no setor de avicultura, quando fomos prefeito em outro período, quer retornar a investir no Município. Na época houve um incremento de 200 novas vagas de trabalho. É claro que vamos incentivar e possibilitar a vinda de mais empresas, assim como dos nossos empreendedores locais. Quanto a saúde, já estamos fazendo as melhorias desde o início dando o atendimento e prestando o serviço de qualidade à população”, afirmou.

De acordo com o prefeito, ao assumir a municipalidade em janeiro, administrativamente a situação financeira encontrava-se em condições equilibradas. “Houve uma boa condução, contudo, se deve principalmente na parte da economia do transporte escolar”, comentou o gestor. Congonhinhas possui cerca de mil quilômetros de estradas rurais, com quatro assentamentos e quatro patrimônios. “Temos muitas linhas de transporte escolar. Somente nisto houve uma economia de R$ 1,3 milhão, devido a pandemia ano passado. Podemos afirmar que nossa população se divide metade rural, metade urbana. Em cada assentamento são cerca de 200 assentados. Nos patrimônios temos uma média de 600 moradores e em cada um deles temos que manter uma estrutura com postos de saúde, correios, funcionários, limpeza. Temos cerca de 400 servidores na Prefeitura com o menor índice do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que é de 0,6 igual a de Santo Antônio do Paraíso, cidade com dois mil habitantes. Veja a diferença. Aqui temos que ter médico, dentista, farmacêutico, hospital maior, para cerca de dez mil pessoas”, comparou.
EM MOVIMENTO – A participação do vice-prefeito Renatinho nas ações administrativas tem sido importantes, segundo o prefeito José Olegário. “Ele é ex-vereador, jovem, dinâmico, foi presidente da Câmara, tem conhecimento dos problemas do nosso Município, mas também tem ideias na busca das soluções”, incentivou.
Desde que a dupla assumiu o mandato, a gestão tem se movimentado para atender as diversas demandas, dentre algumas, a infraestrutura com o recape asfáltico realizado via Codenop (Consórcio de Desenvolvimento do Norte do Paraná) em diversas ruas de várias localidades, assim como a realização de limpeza nos patrimônios. “Estamos realizando os serviços de limpeza nos patrimônios cumprindo com o nosso dever e obrigação de bom gestor. Vamos fazer em todos os Patrimônios, Vaz, Imbaú, Vitópolis, Vila Rural e também nas vilas de nossa cidade”, publicou nas redes sociais o vice-prefeito. Também a atenção tem sido levada aos moradores das áreas rurais com a realização de melhorias nas estradas com cascalhamento, proporcionando o direito do cidadão de ir e vir.