Projeto à distância ajuda pessoas que sofrem com manutenção da abstinência alcoólica

Criado por professores e alunos da UENP os atendimentos estão sendo feitos apenas remotamente devido a pandemia

Por Regiane Romão

Professores e alunos da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Campus Luiz Meneghel desenvolveram projeto à distância para as pessoas que sofrem com o alcoolismo.

Os professores  Ana Lúcia De Grandi (professora e coordenadora), Marla Fabiula de Barros Hatisuka e Cristiane Schell Gabriel e os alunos Patrícia Midori Koga, Tatielly Menegasso Castelucci, Juliana Caroba da Silva, Júlia Rodrigues Savóia, Gabriela Roque da Silva, Sarah Giovana Giolo Fernandes Dias, Matheus Vinicius de Souza, Larissa Maria Rodrigues Monteiro, Lilian Souza Teixeira, Thamires Azarias Lourenço, Cristiane Carvalhães Helbel participam de ações para a manutenção da abstinência alcoólica.

Esse projeto ganhou força devido a pandemia do novo coronavírus, que teve início em março de 2020. Devido ao isolamento social, muitas pessoas começaram a passar a maior parte do tempo em casa, e isso impacta, e muito a saúde mental.

Não raro é possível encontrar pessoas que desenvolveram depressão, crises de ansiedade e síndrome do pânico. Com isso o uso do álcool em um momento de incertezas como este a pessoa pode criar uma falsa ilusão de que, caso esteja influenciado pela bebida alcoólica saberá lidar com ansiedade, estresse e insônia,e isso pode piorar a saúde física e mental. Manter-se abstinente neste período pode ser um desafio já que as reuniões de grupos de Alcóolicos Anônimos (AA) não podem ocorrer de forma presencial para não aglomerar pessoas e ocorrer disseminação do vírus.

O objetivo desta ação, que está ligada ao projeto Psicoeducação no ARA de Bandeirantes, que existe desde 2011 e se propõe a desenvolver atividades de apoio, tanto para alcoolista em recuperação, quanto para seus familiares, no sentido de auxiliar na manutenção da abstinência alcoólica.

Neste momento de pandemia em que as reuniões presenciais dos grupos de autoajuda ARA e GLA estão suspensas, o grupo trabalha de forma remota, via elaboração de vídeos e materiais que são enviados por WhatsApp, além de ligações telefônicas, quando necessário.

Atualmente pelo menos 20 pessoas são atendidas remotamente. Se alguém tiver interesse nesses atendimentos poderá entrar em contato com a professora Ana Lúcia De Grandi pelo whatsapp (43) 99967-7113 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O projeto tem como público-alvo alcoolistas em recuperação, principalmente os pertencentes aos grupos de autoajuda ARA (Associação de Recuperação do Alcoólatra) e o GLA (Grupo de Libertação do Alcoólatra).

Acompanhe também pelo Facebook: Apoio a manutenção de abstinência alcoólica e pelo Instagram: projeto.psicoedu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui