Da redação
A Prefeitura de Itambaracá, através da Secretaria de Agricultura e Turismo, participou nesta semana, na segunda-feira (19), de reunião virtual com os técnicos representantes do Ministério da Agricultura. O tema do encontro foi sobre o Consórcio SUSAF e SISBI/POA. Também foi tratada questões técnicas sobre como implementar um sistema de produto animal dentro do Município. Duas reuniões de trabalho foram desenvolvidas: às 08h30min e às 17h30min.
Participaram do encontro online prefeita Mônica Zambon; secretário municipal de Agricultura, André Luis Tostes; a veterinária Ana Jacon; e os técnicos representantes do Ministério da Agricultura. O objetivo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Sistema Unificado de atenção à Sanidade Agropecuária, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, André Luis Tostes, “é chamar o município para o debate sobre os serviços e aspectos burocráticos”. Ele informou que o encontro teve como meta, a abordagem do plano de ação que a prefeitura precisa elaborar. “A questão burocrática para que possa aderir ao Consórcio e prestar o serviço de inspeção de origem animal”, informou.
No dia 20, terça-feira, foi realizado um evento virtual entre os representantes do Ministério da Agricultura e os técnicos e veterinários que já atendem às indústrias existentes no Município e têm interesse de participar do Consórcio. A ocasião foi oportuna para esclarecimentos com abordagem das questões burocráticas para aqueles que querem regularizar ou que pretendem montar sua indústria.
SUSAF – O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária no Estado do Paraná com atenção especial à agricultura familiar e de pequeno porte, compreende o conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte, que consideram parâmetros técnicos e métodos de controle e autocontrole na elaboração, aplicação, registro e verificação de processos pautados por Boas Práticas de Fabricação – BPF, capazes de garantir a qualidade, sanidade, identidade e inocuidade dos produtos. Através desse certificado, os estabelecimentos possuem equivalência ao estado do Paraná, possuindo livre comércio dentro do estado.
SISBI/POA – O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal,que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. O município que possui o certificado SISBI, através dele, é possível indicar os estabelecimentos para a obtenção da certificação e que possuem livre comércio dentro do país