Da redação
Realizado no último dia 15, na Câmara de Vereadores de Itambaracá, reunião com representantes comunitários que mobilizou a formação de uma nova diretoria para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e também um plano de ação estratégico para gestão 2021/2022.
Logo no início da reunião, o secretário municipal de Agricultura e Turismo, André Luis Tostes, explicou sobre o papel estratégico de um Conselho e a importância da representatividade. A prefeita Mônica Zambon, que também participou do encontro, expressou aos presentes que a prefeitura está de braços abertos para a construção coletiva de propostas e planejamentos em prol do desenvolvimento do município. Ela destacou a necessidade do Conselho ser ativo com objetivo de fortalecer a agricultura agregando e contribuindo com novas ideias e ações. “Que seja um ambiente de discussão de propostas, que tenha representatividade em todo o município, que ajudem no fomento de novas atividades, que gerem opções de renda, principalmente para o médio e pequeno agricultor”, enfatizou. Uma das ações estratégicas que está no planejamento para dar início em breve é o novo cadastramento de agricultores.
Entre os temas em destaque na reunião, houve apresentação de serviços realizado no âmbito da agricultura, principalmente sobre obras para dinamizar a trafegabilidade do escoamento da safra e auxílio aos agricultores. Ainda foi elencado, a necessidade no âmbito da estrutura e de autorizações junto aos agricultores para algumas aplicações de planejamentos. A prefeita Mônica ressaltou sobre a readequação dos maquinários e uso das secretarias de Obras e Agricultura, salientando do constante planejamento da utilização. Ela também comentou sobre a contratação de novo técnico agrícola, que será disponibilizado para a realização de um trabalho conjunto com o IDR-PR. Tão logo o Plano esteja concluído será apresentado ao Conselho para a apreciação.
As reuniões do Conselho acontecerão mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês. Na ocasião, também foi lembrado sobre o papel do Conselho para a consolidação de parcerias com outras instâncias institucionais e aquisição de recursos para o município, pois integra a relação de compromissos e documentos necessários para o aporte de projetos.
A prefeita recomendou sobre a necessidade de representatividade de todos os bairros junto ao Conselho, desta maneira, as propostas, a comunicação e a gestão passam a ser democráticas e as políticas públicas passam a contemplar a todos.
No próximo dia 04 de maio, o encontro terá, entre as pautas, a definição dos membros; a apresentação do Plano de Trabalho, em parceria com a Prefeitura e com o IDR-PR.