Índice já alcança mais de 20% da população e coloca o município à frente por faixa etária
A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio concluiu nesta segunda-feira (26) a vacinação para a faixa etária dos 60 anos. Com isso, o Município atingiu a marca geral de 10 mil pessoas vacinadas contra a doença e se tornou o primeiro município do Estado do Paraná a finalizar a vacinação por faixa etária. São idades contempladas no Plano Nacional de Vacinação que vão até os 60 anos.
A informação foi prestada pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Yago Pereira, atribuindo o fato como conquista importante para a comunidade. “Um trabalho realizado com competência da administração pública, através do prefeito Amin Hannouche e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski”, indicou Pereira.
Segundo o diretor a Vigilância Epidemiológica, as metas estabelecidas para o plano vão sendo cumpridas. “Temos que ressaltar também a adesão da população que tem comparecido para receber a vacina, tanto na primeira como na segunda dose. Com isso, estamos conseguindo um índice de 94% de todas as faixas etárias, alcançando a marca de 10 mil vacinados, o que representa cerca de 20% da nossa população”, complementou.
Para conseguir esses números, o Município se adequou às estratégias para fazer frente à demanda, com aplicações noturnas e em finais de semana. O trabalho tem o envolvimento de grande número de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, além de colaborações importantes, como dos próprios atiradores do Tiro de Guerra, local onde as aplicações são feitas, e da Defesa Civil.(Comunicação/Prefeitura)
CORNÉLIO PROCÓPIO É EXEMPLO NA VACINAÇÃO PARA IDOSOS – O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta terça-feira, 27, que o empenho e dedicação dos profissionais de saúde de Cornélio Procópio serve de exemplo para o Paraná e o Brasil. A cidade do Norte Pioneiro foi a primeira do Estado a finalizar a vacinação com a primeira dose por faixa etária, pessoas com 60 anos ou mais, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização. “É uma vitória para o Paraná. Cornélio Procópio mostra que a vacinação de domingo a domingo e o corujão ajudam a imunizar as pessoas e protegê-las do coronavírus”, destaca.
Romanelli disse ainda que a atuação do prefeito Amin Hannouche (PSD) e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski (PSB), junto com o diretor do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Yago Pereira, foi decisiva para que Cornélio Procópio continue recebendo e aplicando a vacina em toda a população. Para ele, ao alcançar a meta de imunizar pessoas com 60 anos ou mais com a primeira dose da vacina, aumenta ainda mais a motivação dos profissionais envolvidos nessa missão.
“Quero parabenizar a cada profissional que tem se dedicado em salvar vidas. Esse é um esforço conjunto que mostra a importância de cada servidor, que não mede as consequências para que outras pessoas possam se livrar do risco de contaminação e possam viver com mais segurança”, disse o deputado.