Da redação com assessoria
Os professores e gestores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itambaracá estão realizando a formulação das estratégias de comunicação com os alunos e famílias. Em tempos de pandemia e de distanciamento social, a busca por alternativas têm sido um desafio para professores em todo o mundo. Segundo a secretária Municipal de Educação, Gilmara Ferreira, além do processo de produção das atividades que são retiradas periodicamente pelos pais nas escolas e que depois são devolvidas para as correções, muitos professores são incentivados ao uso de ferramentas de mídias.
“E isso tem dinamizado, bastante, o processo de ensino e aprendizado. São vídeos gravados, encontros virtuais pelo google meet, entre outras alternativas os quais os professores e gestores estão encontrando para levar conhecimentos. Da Educação Infantil, ao Ensino Fundamental I, a atenção dos professores tem sido determinante”, destacou Gilmara. De acordo com ela, o dinamismo dos professores tem surpreendido e emocionante ao mesmo tempo já que têm aplicado as práticas docentes. “Consolidando assim, ainda mais a convicção do amor e da dedicação que todos os professores da rede direcionam neste momento de dificuldades. O carinho e a atenção fica expressa nas atividades elaboradas e nas comunicações estabelecidas para o feedback”, comentou a secretária municipal.
Um exemplo, são os alunos do 3º Ano da Escola Municipal João Paulo II que, além de receberem os pacotes das atividades, também retiraram um kit de proteção contra a Covid, contendo, inclusive, uma toalha de mão referente ao ‘Projeto PUFV – Quem Ama Cuida’ – outra importante ação social e educativa desenvolvida na escola e coordenada pela professora Sueli Célia Araújo-. Na primeira entrega das atividades, os alunos receberam, junto ao pacote, uma máscara. Depois, álcool em gel; agora, a toalhinha.
O projeto, desenvolvido nesta escola, segundo as professoras organizadoras, teve como objetivo orientar as famílias sobre as formas de cuidados e prevenção; fornecer material de higiene para tais cuidados; incentivar os alunos e pais no cumprimento de suas responsabilidades com relação a retirada, realização e entrega das atividades, instigando, assim, a parceria entre família e escola. Este projeto, além das professoras e gestoras, contou, também, com a parceria de colaboradores. “Os resultados têm sido muito importantes. Esta e outras ações estão ocorrendo com significativo êxito na educação do município, sendo registrado e documentado, para servirem, também, de referência para futuros projetos pedagógicos”, destacou Gilmara.