Por Regiane Romão
O prefeito da Barra do Jacaré, Edão havia conseguido, através de medidas mais duras zerar os casos de covid-19 no município.
Ele contou à equipe de reportagem do jornal Folha do Norte Paranaense que quando assumiu, no início de 2021 o município contabilizava três casos ativos, e os números tiveram um aumento considerável, chegando a totalizar 58 casos ativos. Diante disso, o prefeito Edão decretou lockdown no município e fechou tudo por 15 dias. “As pessoas queriam me pegar na rua, diziam que eu estava louco, a secretária de saúde ficou desesperada, e eu disse, manda falar comigo, vai ficar tudo fechado”.
A ação teve resultado e os números de casos zeraram no município. “Agora estamos liberando as coisas, jogos de futebol, encontros, mas se os números voltarem a subir fecho tudo de novo, não vou nem pensar duas vezes”.
O prefeito Edão achou melhor liberar as atividades, principalmente os jogos de futebol para evitar que as pessoas fossem para outros municípios. “Sabemos que a maioria das cidades não parou, então para evitar que a população daqui saia prefiro realizar os eventos aqui mesmo”.
O município que é praticamente todo voltado para a área rural conta com uma população de 2.781 pessoas. Atualmente 13 pessoas estão infectadas com o coronavírus no município. Desde o início da pandemia duas pessoas morreram em decorrência da doença.
CUIDADOS CONTRA O CORONAVÍRUS – Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:
Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.
Máscaras
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.