Solenidade de posse será em Brasília nesta quarta-feira, dia 19

Por Regiane Romão com assessoria

O deputado Federal Pedro Lupion foi eleito presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel e a posse acontece hoje (19) às 12h. A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel é composta de 200 deputados e completará 10 anos de existência em outubro. Na ocasião, também será dada posse à nova diretoria da Frente. O evento solene será em Brasília.

A Frente foi criada com o objetivo de atender as demandas do setor de biocombustível no país. A mais recente, envolveu uma possível redução da mistura obrigatória de 13% de biodiesel no diesel vendido nos postos, como forma de baixar o preço na bomba.

Os integrantes da Frente conseguiram a confirmação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, de que os 13% seriam mantidos na mistura. O deputado Pedro Lupion participou desta reunião, em março desse ano. Como novo presidente da Frente do Biodiesel, ele está atento aos desafios que o grupo parlamentar enfrentará.

“Teremos discussões importantes, como a de um novo marco legal para inserção dos chamados ‘biocombustíveis avançados’ no mercado brasileiro, além de propostas para estimular a produtividade das usinas e do setor como um todo. Aqui no Congresso, somos mais de 200 parlamentares. Vamos trabalhar muito para que o setor gere, cada vez mais, oportunidade e renda em nosso país”, disse o deputado.

O QUE É BIODIESEL? – O biodiesel é um biocombustível feito a partir de fontes renováveis, utilizado como substituto do combustível mais usado no Brasil: o diesel fóssil. O uso do composto é obrigatório no Brasil desde 2008 e desde então, o teor de mistura com o diesel fóssil evoluiu de 2% para 10%. Em março de 2018, a adição de 10% de biodiesel ao diesel de petróleo vendido no território nacional passou a ser obrigatória por exigência da Lei 13.263/2016, que também prevê a adoção do B15 (15% de biodiesel) em 2023.

A substituição do combustível fóssil por um produto renovável alivia a dependência de diesel importado, melhorando a qualidade do ar e contribuindo com a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui