PES – Ensino Bilíngue no Colégio ECEL
Excelência no sistema de ensino é a marca do Colégio ECEL, que há mais de 30 anos atua na oferta de educação transformadora, formando alunos de várias cidades da região, preparando-os para o sucesso nos vestibulares e em outros projetos da vida. Conveniado ao Sistema Positivo de Ensino há mais de 25 anos, a instituição conta com diversos projetos pedagógicos diferenciados, um corpo docente de alto nível e carga horária ampliada. Mas não é só isso. Um dos grandes diferenciais do Colégio ECEL é a parceria com a Universidade de Cambridge, da Inglaterra, através do PES – Language Program.
É uma escola de Inglês, dentro do próprio Colégio. Com infraestrutura própria, material didático de referência internacional e professora mestre, os alunos contam com carga horária diferenciada nos estudos da língua inglesa desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental, quando prestam a prova de proficiência em língua inglesa, ministrada por equipe de representantes da Universidade. Nesta semana chegaram os resultados da última avaliação. E foi sucesso absoluto. Os alunos do Colégio ECEL, que concluíram o novo ano em 2020, tiveram resultados excelentes e receberão o título internacional de proficiência da Universidade inglesa, o que certamente irá turbinar o currículo de cada um. A notícia das excelentes notas emocionou a todos – professores, direção, alunos e familiares -, já que é uma importante conquista.
ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA AVALIAÇÃO DO PES
Ana Lívia Abreu Neves, Arthur Antônio Jofre Moreira, Bruna Kaori Takuti, Eduardo dos Santos Falco, Francisco Sanches Neto, Gabriel Ramos Fernandes, Isabelle dos Santos Gonçalves, João Pedro dos Santos, Júlia Guarezi, Matheus Oliveira Costa, Nathan Matheus da Silva, Paloma Letícia Pagliaci, Rafael Henrique da Cunha, Thaíssa Maria Sartório, Vinícius Rafael dos Santos Infeldi, Wagner Lourenço de Oliveira Junior, Wilson Shiniti Takashi Junior, Julyana Andrade Barbosa.
De acordo com a Professora Mestra Natália Sousa, o PES, com ênfase no ensino da língua inglesa, é uma tendência oriunda de uma necessidade concreta em diversos segmentos da Sociedade Brasileira, por isso é tão importante para o currículo dos alunos. As aulas no currículo da escola têm uma carga horária ampliada, material internacional e o programa PES é estruturado por premissas internacionalmente reconhecidas para o sucesso da aquisição/aprendizagem de língua estrangeira. “Toda turma de 9º ano e eu esperamos ansiosamente a realização da prova de proficiência. Porém a turma do ano de 2020 teve outro grande desafio pela frente, enfrentamos a pandemia e o ensino remoto, mas nem por isso os alunos desviaram o foco de seus objetivos. Uma turma profundamente especial, dedicada, estudiosos, então prepará-los para a prova de proficiência foi algo descomplicado, pois a todo momento sempre foram acessíveis a todo ensino e focados, nunca desistimos do nosso objetivo”, declarou a Professora. “Fruto disso foi uma aprovação excelente na prova, ótimas notas e ainda alguns alunos devido ao grande êxito conquistaram uma certificação superior. Após esse resultado gigantesco, vemos como o programa PES faz toda diferença para a aquisição de uma língua estrangeira natural. Fico imensamente feliz e realizada com o trabalho que eu, a escola e a turma do 9⁰ de 2020 construímos juntos”, concluiu.
A Diretora Geral, Professora Joelma Almeida, também evidenciou o sucesso deste programa, que faz toda a diferença no processo de aprendizagem. “É um grande orgulho para nós. O PES é um diferencial que só o Colégio ECEL oferta aqui na região. Nossa missão é promover os caminhos para que os alunos conquistem a autonomia e vê-los fluentes e bilíngues é o resultado deste nosso esforço e dedicação. Parabéns aos pais, aos alunos, professora e aos proprietários do Colégio que aderiram o PES, referência internacional”. Os mantenedores da instituição, Professora Suely Aparecida Guerra Dias e Dr. José Carlos Dias Neto, também expressaram a alegria da aprovação dos alunos, que agora, oficialmente, são bilíngues e com título internacional. “O Colégio ECEL é referência por esta oferta de uma educação sólida e de excelência”, destacaram.
Depoimento de alegria das famílias
A satisfação dos professores e direção da instituição é compartilhada com as famílias, que dedicam-se ao investimento e expectativa de resultados afirmativos. Foi o que informou Paula Pagliaci, mãe da aluna Paloma Pagliace. “O estudo do PES é de excelência. Todo o investimento feito nos estudos foi totalmente de grande valia, pois o resultado da nota na prova foi a comprovação de todos os esforços e dedicação ao longo desses anos de estudo. Estamos super felizes com o resultado e a dedicação da filha na aprendizagem”. Paloma, que passou na Proficiência e receberá o título internacional da Cambridge, também expressou a alegria. “Desde que entrei no colégio, no 6° ano, eu venho escutando sobre o teste de Cambridge e tudo o que ele era e que poderia me trazer. Passou a ser uma meta e um sonho passar no teste, pois sempre gostei e me interessei muito pela língua inglesa. Pensei que seria um teste muito difícil, porém nosso livro de inglês do PES era bem completo e cheio de informações. Quando chegou o grande dia eu senti que nunca estive tão nervosa, ao final de toda a prova me senti muito confiante como se tivesse colocado em prática tudo o que sabia, e todas as tarefas e exercícios que a teacher Natália passou, fizeram uma enorme diferença ao longo de toda a prova. Não esperava ter uma nota tão alta. Foi uma grande emoção e tenho certeza que esse resultado me levará muito além”, disse.
Margarete Takashi, mãe do aluno Wilson, enalteceu o papel estratégico do PES para o desenvolvimento de seu filho, parabenizando-o e agradecendo a dedicação do Colégio ECEL. “Parabéns filho (Wilson) pela conquista e nota máxima na prova de Cambridge! Gratidão a professora Natália Sousa por toda dedicação e esforços (mesmo na pandemia) não deixou nunca de passar conhecimento e confiança aos nossos filhos. Agradeço também ao Colégio Ecel (equipe) que dedica seu ensino com excelência e qualidade. Meu filho nunca estudou inglês fora, então estamos imensamente felizes com essa grande conquista e todo esforço por ele trilhado”.
O aluno Wilson Shiniti Takashi Junior também expressou a alegria do momento. “Quero agradecer à professora Natália, aos meus pais, minha irmã, toda a minha família pelas orações e por uma oportunidade como esta. Espero que para todo mundo seja apenas o começo de algo muito maior. Nós passamos por um longo ano e mesmo com as dificuldades de ensinar em uma pandemia, desde o começo a nossa professora sempre continuou insistindo. Apesar de todo o nervosismo, depois de tanto estudo a prova acabou não sendo tão complicada e fiquei muito feliz em obter nota máxima na prova e ainda acredito que um certificado como esse pode abrir muitas portas para todos os alunos.