Por Regiane Romão
O deputado federal Boca Aberta foi considerado um dos deputados que mais trabalha em prol do Hospital do Câncer de Londrina. Através de suas emendas parlamentares, ele já destinou R$ 3 milhões para a instituição.
Durante recente pronunciamento, o parlamentar disse que ele possui uma história com o Hospital do Câncer. “Quando eu era vereador em Londrina, doava parte do meu salário para o hospital. Quando fui cassado, não cassaram somente um vereador, e sim a ajuda de quase R$ 8 mil para o Hospital do Câncer”, destacou. Entretanto, o deputado enfatizou que quando fosse eleito para a Câmara Federal, a promessa era de que a primeira emenda como parlamentar seria para a entidade de saúde. E assim o fez.
“Além dessas emendas para o Hospital do Câncer, tanto eu como deputado federal, como o deputado estadual Boca Aberta Júnior, buscamos realizar trabalhos que sempre venham atender o povo, com a intenção de suprir as demandas dos municípios paranaenses, com a destinação de várias emendas impositivas, e sendo possível para que os gestores invistam em várias áreas, em especial a da saúde”, enfatizou.
Boca Aberta usou o plenário da Câmara dos Deputados para prestar contas e durante a sua fala, o parlamentar detalhou as emendas encaminhadas e empenhadas na esfera federal, como também do seu filho, o deputado estadual Boca Aberta Júnior que, segundo o deputado, “é o dinheiro do povo voltando para o povo”.
O HOSPITAL DO CÂNCER – Idealizado pela ilustre Lucilla Pinto Ballalai e criado em 08 de novembro de 1965, o Centro Norte Paranaense de Pesquisas Médicas, como era chamado o Hospital do Câncer de Londrina na sua fundação, era destinado inicialmente à prevenção de tumor de colo de útero feminino para as moradoras de Londrina e região. Com a adesão de voluntários e apoio da comunidade, a entidade se expandiu rapidamente e em 1968 iniciou a construção de sua sede na região central da cidade, passando a ser denominado Instituto do Câncer de Londrina.