A peça teatral ‘A Ursa Rosa em Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas’ esteve em circulação em sete cidades da região localizadas no entorno das hidrelétricas Chavantes, Salto Grande e Canoas I e II. Estudantes da rede pública, de 8 a 12 anos, dos municípios de Salto do Itararé, Siqueira Campos, Carlópolis, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Cambará e Itambaracá, assistiram ao espetáculo que abordou o aquecimento global com uma linguagem divertida, muita interação com a plateia e experiências científicas no palco.
Com patrocínio da CTG Brasil – empresa que administra e opera oito hidrelétricas no Rio Paranapanema – o projeto é realizado pela Ciência Divertida Brasil. De acordo com o diretor, Júlio Martinez, o objetivo é que os alunos entendam a importância de discutir as mudanças climáticas e reflitam sobre o tema.
O texto parte das dificuldades de uma ursa, cujo habitat no Polo Norte sofre os efeitos do aquecimento global, para discutir os impactos e preocupações sobre esse fenômeno. Ao receberem o pedido de socorro do animal, dois cientistas vão narrando a história para a plateia, enquanto realizam experimentos para demonstrar porque as mudanças climáticas estão ocorrendo e como isso coloca em risco a vida no planeta.
De acordo com a diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, a companhia participa da vida dos municípios vizinhos também por meio dos projetos culturais, esportivos, sociais e de educação ambiental que apoia, visando contribuir com o desenvolvimento local. “Essa relação de proximidade é muito importante para nós”, ressalta
Com o patrocínio da CTG Brasil, o projeto está percorrendo escolas públicas de 70 cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, na abrangência das 14 usinas hidrelétricas operadas pela empresa. As apresentações são realizadas nas escolas por meio de parceria com as secretarias municipais de Educação. (Da redação com assessoria).