Os estelionatários se passaram por funcionários de banco e pegaram os cartões de duas vítimas
Regiane Romão
Duas pessoas foram vítimas de estelionato em Andirá na manhã dessa quinta-feira, 08. De acordo com as informações da PM, um senhor procurou os policiais, por volta das 10h, e informou que é aposentado. No dia 06 de julho, ele recebeu uma ligação em que a pessoa se identificou como funcionária do banco do qual recebe a aposentadoria. A mulher disse, por telefone, que o cartão dele havia sido clonado e que um funcionário do banco (com um crachá de identificação) iria até a casa dele para buscar o cartão.
Após entregar o cartão para o falso funcionário do banco, o aposentado contou o ocorrido para a sua namorada e para o seu enteado, eles então, o alertaram que o banco não tem esse tipo de procedimento. Nesse momento, se dirigiram até o banco e o cartão dele foi bloqueado, em seguida, eles foram até a PM registrar a ocorrência.
O outro caso aconteceu por volta das 13h e a forma do golpe foi a mesma, porém, a vítima entregou três cartões de bancos, e logo depois percebeu que haviam sido realizados três saques nas suas contas, totalizando R$ 4 mil.
Esse tipo de armadilha aplicada é conhecido como ‘golpe do moto boy’, quando os estelionatários ardilosamente subtraem tanto cartões de banco como cartões de crédito.
Em Santo Antônio da Platina, no final de 2020, uma família entregou três cartões para os estelionatários achando que eram da seguradora dos cartões. As compras realizadas no sistema de crédito somaram quase R$ 20 mil. No caso de cartão de crédito, o dono pode pedir o estorno na fatura e não fica com o prejuízo, porém, é preciso comprovar que realmente foi vítima de estelionato.