O evento reuniu prefeitos da região que aproveitaram para conhecer melhor o programa Nossa Gente Paraná
Regiane Romão
O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost esteve na manhã dessa quarta-feira, 18, em Cornélio Procópio onde se reuniu com prefeitos do Norte e Norte Pioneiro. Durante o encontro Ney Leprevost falou sobre os postos de Agência do Trabalhador que serão instalados nos municípios.
De acordo com o secretário o governo do Paraná trabalha para que o Estado continue criando empregos, já que essa é uma das bandeiras levantadas pelo governador Ratinho Júnior. “Somos um dos Estados que mais gerou empregos durante a pandemia e é assim que tem que ser. Precisamos levar emprego para os paranaenses, porém é preciso qualificar as pessoas. Os empresários querem contratar pessoas qualificadas, mão de obra de qualidade, e é por isso que trabalhamos”. O evento teve como objetivo o lançamento dos Postos Avançados da Agência do Trabalhador. De acordo com o secretário Ney Leprevost até pouco tempo os municípios menores não tinham agências do trabalhador, e a partir de agora com esses postos avançados os munícipes terão essa oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
Os prefeitos que estiveram presentes no evento puderam também assinar um pré-acordo para a implantação do programa Nossa Gente Paraná. O secretário falou ainda sobre a importância da Carreta do Conhecimento para os municípios.
“É através da Carreta do Conhecimento que podemos qualificar as pessoas para coloca-las no mercado de trabalho”.
O QUE É? – O Nossa Gente Paraná é o principal programa do Governo do Paraná para reduzir a pobreza no Estado. Criado em 2012, reúne ações de 19 secretarias e empresas estaduais – além dos municípios, que são importantes parceiros. A coordenação é da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
Desde o seu lançamento o Paraná deu um grande passo para promover o desenvolvimento e a emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. São as que mais precisam do poder público para superar suas dificuldades.
OBJETIVO DO PROGRAMA – Promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside. O foco do programa é promover a potencialização da autonomia nas famílias.
A QUEM SE DESTINA? – O programa é destinado às famílias residentes no Estado do Paraná que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, segundo o Percentil 75 (25% mais altos) do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná (IVF-PR).
A identificação destas famílias se dá por meio de um processo articulado, no Sistema de Acompanhamento das Famílias, utilizando a base de dados do Cadastro Único, na versão 7 atualizada, e aplicando o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná (IVF-PR), um indicador sintético criado pela parceria Seds/Ipardes para identificar o grau de vulnerabilidade das famílias prioritárias, sinalizando as futuras inclusões no programa.
CARRETA DO CONHECIMENTO – Critérios: Ser maior de dezesseis anos, comprovadamente*; Auto declaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completa; Conhecimento de informática básica; Possuir smartphone ou ter acesso à internet.
Os interessados menores de dezoito anos serão inscritos somente nas turmas de horários a tarde. Cursos de 80h em 3 turnos nas seguintes áreas: Panificação; Eletricidade Predial; Corte e Costura industrial; Mecânica de Automóveis; Mecânica de Motocicleta; Eletricidade Automotiva; Informática Básica; Mecânica Industrial; Refrigeração Residencial.