Franciscologia

Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos continuar falando sobre São Francisco de Assis. Agora o TRATADO DOS MILAGRES de Tomás de Celano. Sobre os cegos, surdos e mudos.

Um homem de monte Gargano, chamado Pedro Romano, estava cortando lenha com um machado em sua vinha quando se machucou em um olho, dividindo-o pelo meio de tal forma que uma parte do globo pendia para fora. Como ficou desesperado nessa situação de conseguir auxílio de alguém, prometeu que não comeria nada na festa de São Francisco se ele o ajudasse. O santo de Deus repôs o olho no lugar na mesma hora, devolvendo-lhe a antiga luminosidade.O filho de um nobre, cego de nascimento, conseguiu a desejada visão pelos méritos de São Francisco. Por causa disso, recebeu o nome de Iluminato. Quando teve idade, entrou na Ordem de São Francisco e, no fim, concluiu com um fim mais santo uma vida que iniciara santamente.Bevagna é uma nobre aldeia que fica no vale de espoleto. Nela morava uma mulher santa com uma filha virgem ainda mais santa e uma neta muito devota de Cristo. São Francisco as honrou muitas vezes hospedando-se com elas. Pois a mulher também tivera um filho na Ordem, homem de perfeição consumada. Mas uma delas, a neta, estava sem a luz dos olhos exteriores, ainda que os interiores, com os quais se vê Deus, fossem iluminados por uma maravilhosa clareza. Uma vez pediram a São Francisco que tivesse compaixão da doença dela e também considerasse o trabalho delas. Ele ungiu três vezes os olhos da cega com a sua saliva, em nome da Trindade, e lhe devolveu a desejada luz.Em Città della Pieve vivia um jovem mendigo surdo e mudo de nascença. Tinha a língua tão curta e pequena que muitos a tinham procurado sem conseguir enxergá-la. Um homem chamado Marcos recebeu-o como hóspede, por amor de Deus. Vendo que lhe faziam o bem, começou a morar normalmente com eles. Uma noite o referido homem estava jantando com sua mulher e, diante do menino, disse à esposa: “Acho que seria o maior milagre se São Francisco devolvesse a ele a capacidade de ouvir e de falar”. E acrescentou: “Faço voto a Deus de que, se São Francisco se dignar fazer isso, por amor dele vou pagar todas as despesas deste menino enquanto ele viver”. Coisa admirável! De repente a língua cresceu e ele falou, dizendo: “Viva São Francisco, que estou vendo aí no alto e me deu fala e ouvido! Que é que vou dizer ao povo? ”. Seu benfeitor respondeu: “Louvarás a Deus e salvarás muitas pessoas”. As pessoas daquela terra, que já o conheciam antes, ficaram cheias da maior admiração. Uma mulher da região da Apúlia tinha perdido a fala fazia bastante tempo e respirava com dificuldade. Uma noite, quando estava dormindo, apareceu-lhe a Virgem Maria, dizendo: “Se queres ficar curada, vai à igreja de São Francisco em Venosa, que lá receberás a desejada saúde! ”. A mulher se levantou e, como não podia respirar nem falar, fez sinais aos pais de que desejava ir a Venosa. Eles concordaram e foram com ela. Quando ela entrou na igreja de São Francisco, pedindo a ajuda dele de todo coração, vomitou na mesma hora uma massa de carne, na frente de todos, e ficou admiravelmente livre. …

Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui