Regiane Romão
Foi realizada, dia 18, a primeira reunião presencial do Conseg(Conselho Comunitário de Segurança) de Bandeirantes após vários meses de pandemia. O presidente da entidade, Nelson Santos, explicou sobre as pautas discutidas durante a reunião que contou com a presença dos membros natos e representantes da sociedade bandeirantense e comerciantes.
De acordo com Santos, vários assuntos foram discutidos, porém, os mais importantes, de acordo com os membros do Conseg, a instalação de um semáforo próximo à Caixa Econômica Federal e a retirada de um trailer localizado na esquina do mesmo banco é que atrapalha a visão da placa de preferencial na localidade.
Segundo o presidente do Conseg, na reunião ainda foram abordados variados temas, dentre eles, o de maior destaque foi o de proibir definitivamente o uso de sirenes pela guarda-noturna, as câmeras de monitoramento nas ruas centrais da cidade, reivindicações que deverão serem levadas ao Conselho Municipal de Trânsito de Bandeirantes, além de outros assuntos referentes a segurança na cidade.
Nelson Santos explicou que a instalação do semáforo na avenida Bandeirantes esquina com a Prefeito Jose Mario Junqueira depende da administração municipal, e que o Conselho já fez o pedido. “Já a retirada do trailer é uma briga que dura aproximadamente quatro anos. Foi feito pedido para que fosse feita a retirada, porém, isso nunca aconteceu. Vamos pedir de novo para ver ser conseguimos a retirada”, disse o presidente.
Conforme o presidente do Conseg, com relação ao monitoramento de vídeo, o objetivo é prezar pela segurança dos bandeirantenses e por essa razão as câmeras de segurança instaladas pela cidade é um motivo de orgulho. Todas as câmeras que foram instaladas já estão funcionando, algumas ainda precisam de alguns ajustes, mas as principais, que são as da entrada e saída da cidade, já estão em pleno trabalho.
A próxima reunião será realizada dia 08 de novembro e todos os membros estão convidados.
O QUE FAZ O CONSEG? – Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.