Alunos paranaenses que disputaram modalidades olímpicas também participaram da seleção às bolsas-atletas

Valdir Amaral

Três estudantes das escolas do NRE/CP (Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio), que se destacaram nos Jebs (Jogos Escolares Brasileiros), podem receber o auxílio do bolsa-atleta do governo federal. Leticia Evelyn Lopes (Colégio Cívico-Militar Monteiro Lobato), Ana Karoliny Ferreira Murback Almeida (Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega) e Lucas Fernando dos Santos Salvatico (Colégio da Polícia Militar) contribuíram para a conquista do Paraná ao primeiro lugar nos Jebs realizados entre 27 de outubro a 5 de novembro no Rio de Janeiro.

“O esporte é uma atividade impar para formação de um jovem, o que pode garantir o reconhecimento de toda sociedade. Temos vários exemplos de atletas que começaram nas escolas e em projetos sociais e que hoje são medalhistas olímpicos, heróis de uma nação. Além disso, o esporte ajuda a formar cidadania. Temos vários exemplos de ex-atletas que são professores e técnicos nas escolas formando novos atletas e cidadãos”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que participou na quinta-feira (02) passada da homenagem aos três estudantes de Cornélio Procópio.

Os alunos paranaenses que disputaram modalidades olímpicas (atletismo, ginástica rítmica, natação, badminton, judô e tênis de mesa) também participaram da seleção às bolsas-atletas do Programa Geração Olímpica e Paralímpica. A bolsa é de R$ 200 durante seis meses.

A estudante- atleta Leticia Evelyn (14 anos) conquistou duas medalhas: 1ª colocação nos 150 metros rasos feminino e 2ª colocação nos 800 metros feminino. A Paraná Esportes já solicitou aos atletas medalhistas dos Jebs, o auxílio esporte escolar, um programa do governo federal.

HOMENAGEM – A chefe do NRE, Eliandra Francielli Bini Jaskiw, disse que as escolas do núcleo ‘conquistaram excelentes resultados’ como na fase final dos Jogos Escolares do Paraná nas modalidades de arremesso de peso, 200 metros rasos, 800 metros rasos, 80 metros com barreira, 3000m marcha atlética, salto em altura, 80 metros rasos, com edição limitada para a faixa etária dos nascidos em 2007, 2008 e 2009.

Na modalidade de Jeps Eletrônicos, as escolas ficaram com a 1ª colocação na modalidade League of Lengendas o Colégio Estadual Professora Regina Tokano de Uraí com a equipe (Natan Felipe Bueno Garcia, Bruno Yakio Andrade Egawa, Vinnycius Akira Yuhara da Silva, Sergio Henrique Watanabe Tokuho, Carlos Gabriel da Silva Shimada). E o 2º lugar Fortinete com o Colégio da Polícia Militar (Miguel Soares de Souza).

“Homenageamos três dos alunos que foram medalhistas nos jogos escolares brasileiros que ganharam bolsas para que eles possam continuar treinando. O Paraná ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas nos jogos brasileiros e dessas 79 medalhas, temos a honra de ter três medalhistas do núcleo de Cornélio Procópio”, disse Eliandra Bini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui