Franciscologia

Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos continuar falando sobre São Francisco de Assis. Agora o resumo da primeira Vida – Tomás de Celano.

E há mais outros sete, que já estavam próximos do fim e ele arrancou da boca da morte. Curou de maneira tão admirável, na hora, alguns em que todas as entranhas tinham descido para as partes inferiores, causando um peso informe dos genitais, que eles acharam que estavam sendo iludidos por um sonho e não que tinham recebido tão rápido remédio. Libertou misericordiosamente uma mulher que sofria de hemorragia fazia vinte e três anos; e curou mais uma que tinha sofrido essa doença por sete anos. Um clérigo que tinha bebido alguma coisa mortal, invocou-o e vomitou o veneno. Libertador piedosíssimo dois presos, “abriu cárceres, quebrou correntes”, soltou-os. Assim, realizando milagres contínuos em todas as partes do mundo, libertou muita gente de danos por virtude daquele a quem sempre amou, a quem estimou de todo coração, a quem sempre levou no coração. No ano de 1226 da Encarnação do Senhor, no dia 3 de outubro, um domingo, tendo cumprido vinte anos desde que aderiu da maneira mais perfeita a Cristo, solto das amarras da vida mortal, migrou todo feliz para Cristo. Como começou a brilhar por uma luz nova de milagres, o feliz Papa Gregório, com toda a Igreja, colocou-o no catálogo dos santos e mandou que se celebrasse solenemente a sua festa no dia de sua morte. Fez tudo de bom que pôde para ele; mandou construir uma igreja em seu nome, gastou o que foi preciso; colocou ele mesmo a pedra fundamental, isentou a igreja de toda jurisdição inferior. Enviou uma cruz de ouro ornada de pedras preciosas em que estava embutida madeira da cruz do Senhor. Deu também paramentos e vasos destinados ao ministério do altar, assim como outras roupas solenes bastante preciosas. Distinguiu também o seu lugar com numerosas indulgências e remissões, pelas quais aumentou cada vez mais a fé e a devoção do povo, para louvor e glória de Deus onipotente, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Exortação ao louvor de Deus

Temei o Senhor e prestai-lhe honra! O Senhor é digno de receber o louvor e a honra.

Vós todos que temeis o Senhor, louvai-o! Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo!

Louvai-o, céu e terra! Louvai o Senhor, ó rios todos! Bendizei o Senhor, ó filhos de Deus!

Este é o dia feito pelo Senhor, exultemos e nos alegremos nele! Aleluia, aleluia, aleluia! Rei de Israel! Tudo que respira dê louvor ao Senhor! Louvai o Senhor porque é bom! Todos vós que ledes estas palavras, bendizei o Senhor! Bendizei o Senhor, ó criaturas todas!

Vós todos, pássaros do céu, louvai o Senhor! Todas as crianças, louvai o Senhor!

Jovens e moças, louvai o Senhor! Digno é o Cordeiro que foi imolado de receber o louvor, a glória e a honra! Seja bendita a santa Trindade e a indivisa Unidade!

São Miguel arcanjo, defendei-nos no combate! …

Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui