Grupo de ciclistas peregrinos partiu de Piraí do Sul para percorrer 17 municípios e 15 santuários. FOTO DE TONINHO ANHAIA

Redação e portais

Teve início na sexta-feira (07) passada, a terceira edição da Expedição Ciclística pela Rota do Rosário. O grupo, cerca de 20 a 25 ciclistas estão fazendo o trajeto de aproximadamente 650 quilômetros pelas estradas rurais dos quais devem passar por 15 santuários em 17 municípios. O início do evento turísticos começou por Piraí do Sul e se encerrará na próxima sexta-feira (14) em Arapoti.

A terceira edição do evento coloca as belas paisagens rurais do Norte Pioneiro, Campos Gerais até a divisa com São Paulo. Segundo o coordenador-geral da expedição Emerson Souza, da Forma Ativa, o trajeto determinado é para um grupo com bom condicionamento, que está acostumado a uma pegada longa. “Tem muita subida e descida, diferentes tipos de terreno, como areia e cascalho, então é preciso preparação. Além de conhecer um percurso de fé e com belas paisagens, a ideia é tornar a Rota do Rosário mais conhecida. Se repetir os anos anteriores, a experiência será muito boa. A primeira expedição teve seis pessoas, ela já está crescendo e muita gente retornou para fazer de novo este ano”, explicou para a reportagem do Portal Minuto Rural. Todos os ciclistas percorrem a rota uniformizados e a expedição também conta com carros de apoio, estrutura de lanches e um veículo 4×4 para carregamentos das bagagens, além de lugares já pré-selecionados para hospedagem.

O presidente da Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi), Welington Bergamaschi, acredita que eventos a exemplo deste vem fortalecendo a Rota do Rosário e o trabalho Turismo Religioso. “A Rota do Rosário em primeiro lugar, é a fé. O encontro com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Depois disso vem o aspecto econômico que fomenta a economia local, através de hotelaria, alimentação, entre outros serviços que são prestados ao turista. Fortalecer o turismo é fortalecer a geração de renda e emprego em diversas regiões do Paraná”, conta o presidente.
A Expedição Rota do Rosário é organizada pela empresa Forma Ativa Sports, com apoio da coordenação da Rota do Rosário, da Atunorpi e do Governo do Estado.

TRAJETO DA EXPEDIÇÃO – Até o fechamento desta edição, os romeiros já haviam circulado por Piraí do Sul (ponto de encontro) saindo no sábado (08) do Santuário Nossa Senhora das Brotas; estiveram de passagem pelos santuários Santa do Paredão e Senhor do Bom Jesus da Pedra Fria (Jaguariaíva); com chegada no Santuário Igrejinha São João Batista (Arapoti). No domingo (09), o grupo se despediu da cidade de Arapoti, passaram por Lavrinha, Pinhalão e seguiu para Ibaiti, percorrendo 81 quilômetros numa elevação de 2.158m, até os santuários de Nossa Senhora das Graças e Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus. Na terceira parte da expedição ciclística, após o pernoite em Ibaiti, os ciclistas saíram deste Município para Abatiá. No trajeto, passaram pelo Pico Agudo, Vassoural, Triolândia e Santuário Divino Espírito Santo (Ribeirão do Pinhal). A chegada em Abatiá se deu no final do dia de segunda-feira (10) na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

A quarta parte do trajeto foi nesta terça-feira (11), onde o grupo saiu da cidade de Abatiá e veio até Bandeirantes para os santuários Santa Terezinha do Menino Jesus e Sagrada Face e São Miguel Arcanjo. Logo após, os ciclistas foram para Andirá na Igreja dos Santos das Causas Impossíveis, fizeram passagem por Barra do Jacaré na Igreja Nossa Senhora Aparecida e com previsão de chegada no início da noite ao Santuário Nossa Senhora das Graças, na zona rural de Santo Antônio da Platina.

A quinta parte da expedição começa nesta quarta-feira (12), com a partida do grupo sentido a Ribeirão Claro, com passagem aos santuários da Mãe Rainha de Schoenstatt e Nossa Senhora de Guadalupe, ambos em Jacarezinho, até chegada ao destino do município que haviam determinado. A cidade de Siqueira Campos será a próxima meta dos peregrinos na quinta-feira (13) quando eles partirão pela manhã do Santuário São Vicente Pallotti (Ribeirão Claro). No caminho da sexta parte, os romeiros percorrerão pelo Santuário Santíssimo Nome de Jesus (Joaquim Távora) e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Quatiguá), com previsão de chegada ao Santuário Bom Jesus da Cana Verde (Siqueira Campos), após 84 quilômetros. Depois do pernoite no Município destino, na sexta-feira (14), a sétima parte da expedição será a trajetória de 86 quilômetros até Arapoti, e nisso haverá passagem pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Tomazina) e estimativa de vinda até o Santuário Igrejinha São João Batista (Arapoti) será às 16h.

ATUNORPI– Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui