Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos continuar falando sobre São Francisco de Assis. Agora ORAÇÕES – Ofício da Paixão.
Santa Virgem Maria, não nasceu nenhuma semelhante a vós entre as mulheres neste mundo, filha e serva do altíssimo sumo Rei e Pai celeste, Mãe do nosso santíssimo Senhor nosso Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo: 3Rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes dos céus e todos os santos junto a vosso santíssimo dileto Filho, Nosso Senhor e Mestre! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, Amém! Note que a esta antífona acima é dita em todas as horas, e se diz no lugar da Antífona, do capítulo, do hino, do versículo e da oração; e nas Matinas e em todas as horas semelhantemente. Não dizia mais nada nessas horas a não ser a antífona com os seus Salmos. Na conclusão do ofício, o bem-aventurado Francisco sempre dizia: Bendigamos ao Senhor Deus vivo e verdadeiro: prestemos-lhe sempre a Ele o louvor, a glória, a honra, a bênção e todos os bens. Amém. Amém. Faça-se. Faça-se.
Antífona: Santa Maria Virgem.
Deus, eu vos contei a minha vida * acolheste as minhas lágrimas na vossa presença (Sl 55, 8-9).
Todos os meus inimigos tramavam males contra mim (Sl 40,8) * fizeram uma reunião contra mim (cf. Sl 70,10). Pagaram-me o bem com o mal * e com ódio o meu amor (Sl 108,5). Responderam o meu amor me criticando * mas eu só rezava (Sl 108,4). Santo Pai meu (Jo 17,11), rei do céu e da terra, não vos afasteis de mim * porque a tribulação está perto e não há quem ajude (Sl 21,12). Recuem meus inimigos em qualquer dia em que eu vos invocar * porque reconheci que vos sois o meu Deus (Sl 55,10). Meus amigos e meus companheiros vieram com hostilidade contra mim * e os que eram próximos ficaram lá longe (Sl 37,12). Afastaste de mim os meus amigos, tornei-me um horror para eles, * fiquei preso, sem poder fugir (Sl 87,9). Pai santo (Jo 17,11), não afastes de mim o teu auxílio; * Deus meu, vem me socorrer (cf. Sl 70,12). Vem depressa em meu auxílo, * Senhor Deus de minha salvação (Sl 37,23). Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo II
Senhor Deus de minha salvação, * de dia e de noite clamei diante de vós (Sl 87,2). Chegue a minha oração em vossa presença * inclinai vosso ouvido para minha súplica (Sl 87,3). Atendei minha alma e libertai-a, * salvai-me de meus inimigos (Sl 68,19). Porque fostes Vós que me tirastes do seio de minha mãe, sois minha esperança desde os peitos de minha mãe; * colocaram-me em vossas mãos desde que nasci (Sl 21,10). Vós sois o meu Deus desde o seio de minha mãe; * não vos afasteis de mim (Sl 21,11). …
Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.