As reivindicações locais foram a construção da sede do 18° Batalhão da PM e ampliação de outras atividades da PM, além da construção de uma unidade do Instituto Médico Legal

Redação e assessorias

A melhoria da estrutura das instituições e segurança pública foram os principais assuntos debatidos na quinta-feira (27) entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorp) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, no Centro Cultural de Cornélio Procópio.

As reivindicações locais foram a construção da sede do 18° Batalhão da PM e ampliação de outras atividades da PM na região, além da construção de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). “Nosso objetivo é ouvir os gestores dos municípios, e promover uma integração”, disse o secretário. “Nossa pasta desenvolve ações integradas e com planejamento. Por isso, precisamos do apoio de todos para que possamos alavancar projetos e atender as necessidades desta região tão importante. Tudo o que foi ouvido será estudado”, salientou.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que participou do encontro, defendeu as reinvindicações e ainda citou a necessidade de instalação de um posto da Polícia Ambiental em Sertaneja. “A melhoria na segurança pública é o grande desafio que temos para o Norte Pioneiro. É uma região onde há controle da criminalidade, com algumas questões pontuais, mas que precisa de melhoria para consolidar os avanços que temos conquistado, aliados a outros setores, como saúde e infraestrutura”, disse o parlamentar.

O presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, apontou a necessidade de debater o tema com toda a sociedade. “São momentos como esse que mostram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública, para resolver situações e promover ações importantes para nossa população”, disse.

O secretário apresentou um panorama de obras que a Secretaria de Segurança está realizando no Estado. A maior delas é a construção da Cadeia Pública de Londrina. Com 752 novas vagas, o local vai auxiliar o sistema penitenciário do Norte e Norte Pioneiro. As obras estão 98,1% concluídas. Outra grande ação da Secretaria da Segurança é a construção de uma penitenciária de segurança média em Ribeirão do Pinhal, que está em tratativas internas e tem investimentos previstos do Governo Federal. O Paraná será o pioneiro e modelo para outros estados neste tipo de penitenciária. Na região também há previsão para reformas de unidades existentes e estudos para projetos futuros.

PRUMOS – O secretário destacou que a valorização aos profissionais da Seguranca Pública é um dos principais objetivos da Pasta. Isso está sendo feito, segundo ele, com a melhoria dos locais de trabalho com construções e reformas de unidades e também com criação de programas que melhorem a qualidade de vida, como o Programa de Atenção Psicossocial (Prumos) e o auxílio-alimentação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui