Realizado no sábado (20), em Andirá, o 1º Roteiro, Trilhas e Caminhadas Ecológicas para o eixo do turismo rural. O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sindicato Rural, Senar/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e proprietários rurais.
A ocasião também foi marcada com a finalização de mais um curso de capacitação junto aos donos das propriedades rurais, sendo que o período de formação eles receberam orientações sobre como explorar suas produções, belezas e espaços físicos, tornando-os atrativos de maneira a ampliar e promover geração de renda. A prefeita, Ione Abib, acompanhada pelos secretários municipais e ao lado dos representantes de entidades e instituições da sociedade civil organizada, participou desta primeira trilha.
A perspectiva do Município é se tornar polo de turismo rural, sendo esta uma das vertentes de políticas públicas de desenvolvimento do turismo. Os trabalhos que vem sendo realizados quanto a organização, planejamento, orientação, criação de leis e inserção em órgãos regionais e estaduais do setor, apontam que o Município começa a identificar o turismo rural como uma prospecção real de potencial econômico.
ROTEIRO – O Roteiro começou na Chácara do Grau (dos proprietários Junia e Grau). O potencial de exploração é a pescaria (Pesque Pague e Pesca Esportiva) e ainda possui área de lazer, animais, pomar, campo de futebol, memorial com peças antigas da família – dos pioneiros portugueses.
Na seqüência, os visitantes conheceram o Sítio São Domingos – Recanto das Rosas, dos proprietários (Ana Del Padre e Alberto), onde foram recepcionados pela família com um café colonial e música ao vivo na sanfona. Lá, o encanto também é diverso: Parque da Jabuticabeira, pomares com frutas exóticas e uma imensa plantação de rosas (uma das especialidades que promete tornar Andirá uma referência regional nestas produções).
A Fazenda São João (de propriedade da prefeita Ione Abib) foi outro destino do passeio, sendo um local que mistura belezas naturais, religiosas e históricas. Os visitantes conheceram a máquina de café mais antiga da região, que remota aos tempos áureos da cultura, e ainda passeio à capela da Fazenda e aos pontos exuberantes da natureza.
No Distrito Nossa Senhora Aparecida (Patrimônio), os visitantes foram recepcionados por um ‘Almoço da Roça’, feito por vários moradores rurais que integram o projeto. No mesmo bairro também aconteceu a visitação a mais antiga Máquina de Arroz da região, que continua em atividade, onde os produtos levam o nome do bairro rural. As máquinas antigas ajudam a contar a história da localidade e da cidade.
O Sitio da Bianca foi outro destino do roteiro. O local possui uma área grande com beleza e espaços naturais, plantação de abacaxis, pomares e uma casa com piscina – que a família já aluga para temporadas . Outro atrativo são os artesanatos produzidos com ‘cabaças’, peças disponíveis e comercializadas pelos proprietários.
O grupo de visitantes conheceram produtos de bananas passas, peças antigas, acesso às belezas naturais do Rio Paranapanema e um investimento forte na produção e diversidade de flores e são os atrativos do ‘Sitio Pedacinho do Céu’, dos proprietários Célia e Eduardo. O caldo de cana (garapa) foi um atrativo à parte.
O roteiro turístico terminou no ‘Rancho Dusvô’, de propriedade de Deize e Walter, com café da tarde. O local fica à beira do Rio Paranapanema envolto à uma natureza exuberante. Além da gastronomia, plantação de palmito, outro ponto forte do Rancho é o turismo náutico com passeios de lancha.
A prefeita, Ione Abib, destacou que este projeto redescobre Andirá, suas potencialidades, mostrando a toda região as belezas da cidade. “Terra linda, maravilhosa, abençoada por Deus. Precisamos descobrir, valorizar e mostrar nossos cantos, recantos e encantos”, valorizou. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, enfatizou que é preciso buscar e investir em novos potenciais econômicos. “Estamos diagnosticando um novo potencial econômico. Os proprietários rurais estão comprando a ideia e o sonho. A parceria com o Sindicato Rural tem sido muito importante neste processo”, destacou.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Atunorpi (Associação do Turismo no Norte Pioneiro), Welington Trautwein Bergamaschi. Toda condução da Trilha foi realizada pelo Instrutor do Senar, José Rivaldo, quem, também, ministrou o curso e orientou cada um dos proprietários sobre as ações de planejamento, detectando os potenciais turísticos. (Da redação com assessoria).