Perspectiva é transformar Município em polo do turismo rural

Realizado no sábado (20), em Andirá, o  1º Roteiro, Trilhas e Caminhadas Ecológicas para o eixo do turismo rural. O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sindicato Rural, Senar/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e proprietários rurais.

A ocasião também foi marcada com a finalização de mais um curso de capacitação junto aos donos das propriedades rurais, sendo que o período de formação eles receberam orientações sobre como explorar suas produções, belezas e espaços físicos, tornando-os atrativos de maneira a ampliar e promover geração de renda. A prefeita, Ione Abib, acompanhada pelos secretários municipais e ao lado dos representantes de entidades e instituições da sociedade civil organizada, participou desta primeira trilha.

A perspectiva do Município é se tornar polo de turismo rural, sendo esta uma das vertentes de políticas públicas de desenvolvimento do turismo. Os trabalhos que vem sendo realizados quanto a organização, planejamento, orientação, criação de leis e inserção em órgãos regionais e estaduais do setor, apontam que o Município começa a identificar o turismo rural como uma prospecção real de potencial econômico.

ROTEIRO – O Roteiro começou na Chácara do Grau (dos proprietários Junia e Grau). O potencial de exploração é a pescaria (Pesque Pague e Pesca Esportiva) e ainda possui área de lazer, animais, pomar, campo de futebol, memorial com peças antigas da família – dos pioneiros portugueses.

Na seqüência, os visitantes conheceram o Sítio São Domingos – Recanto das Rosas, dos proprietários (Ana Del Padre e Alberto), onde foram recepcionados pela família com um café colonial e música ao vivo na sanfona. Lá, o encanto também é diverso: Parque da Jabuticabeira, pomares com frutas exóticas e uma imensa plantação de rosas (uma das especialidades que promete tornar Andirá uma referência regional nestas produções).

A Fazenda São João (de propriedade da prefeita Ione Abib) foi outro destino do passeio, sendo um local que mistura belezas naturais, religiosas e históricas. Os visitantes conheceram a máquina de café mais antiga da região, que remota aos tempos áureos da cultura, e ainda passeio à capela da Fazenda e aos pontos exuberantes da natureza.

No Distrito Nossa Senhora Aparecida (Patrimônio), os visitantes foram recepcionados por um ‘Almoço da Roça’, feito por vários moradores rurais que integram o projeto. No mesmo bairro também aconteceu a visitação a mais antiga Máquina de Arroz da região, que continua em atividade, onde os produtos levam o nome do bairro rural. As máquinas antigas ajudam a contar a história da localidade e da cidade.

O Sitio da Bianca foi outro destino do roteiro. O local possui uma área grande com beleza e espaços naturais, plantação de abacaxis, pomares e uma casa com piscina – que a família já aluga para temporadas . Outro atrativo são os artesanatos produzidos com ‘cabaças’, peças disponíveis e comercializadas pelos proprietários.

O grupo de visitantes conheceram produtos de bananas passas, peças antigas, acesso às belezas naturais do Rio Paranapanema e um investimento forte na produção e diversidade de flores e são os atrativos do ‘Sitio Pedacinho do Céu’, dos proprietários Célia e Eduardo. O caldo de cana (garapa) foi um atrativo à parte.

O roteiro turístico terminou no ‘Rancho Dusvô’, de propriedade de Deize e Walter, com café da tarde. O local fica à beira do Rio Paranapanema envolto à uma natureza exuberante. Além da gastronomia, plantação de palmito, outro ponto forte do Rancho é o turismo náutico com passeios de lancha.

A prefeita, Ione Abib, destacou que este projeto redescobre Andirá, suas potencialidades, mostrando a toda região as belezas da cidade. “Terra linda, maravilhosa, abençoada por Deus. Precisamos descobrir, valorizar e mostrar nossos cantos, recantos e encantos”, valorizou. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, enfatizou que é preciso buscar e investir em novos potenciais econômicos. “Estamos diagnosticando um novo potencial econômico. Os proprietários rurais estão comprando a ideia e o sonho. A parceria com o Sindicato Rural tem sido muito importante neste processo”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Atunorpi (Associação do Turismo no Norte Pioneiro), Welington Trautwein Bergamaschi. Toda condução da Trilha foi realizada pelo Instrutor do Senar, José Rivaldo, quem, também, ministrou o curso e orientou cada um dos proprietários sobre as ações de planejamento, detectando os potenciais turísticos. (Da redação com assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui