Os dias já estão mais frescos e dá até para sentir um friozinho durante a noite. Sinal que em breve o inverno chegará. Muitas pessoas, nesta época do ano, fogem dos exercícios físicos e se aquietam em casa, porém, essa falta de atividade física durantes os meses mais frios do ano causam prejuízos para o corpo, já que, ficar sem se exercitar faz com que o corpo perca os tônus muscular.
O empresário e personal trainer Wiliam Silva, do Studio Adrenalina Saúde, explicou que os exercícios físicos no período outono/inverno é fundamental para manter a temperatura corporal. “No frio, o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Uma boa opção é investir em atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico”, enfatizou. Outro detalhe que ele destacou foi sobre a preparação do corpo para estação seguinte após o inverno. “É o tempo também de preparar o corpo para o verão, que é a o clima mais desejado das pessoas e quando as academias ficam lotadas. Uma atitude equivocada do público que busca resultados. O corpo leva, em média, três meses para sentir os efeitos do treino, portanto, as atividades precisam começar já no inverno”, orientou Wiliam.
Praticar exercícios nos meses mais frios mantém o condicionamento físico, pois quando a pessoa deixa de treinar no período, todos os benefícios sentidos dos meses em que se exercitou regularmente são rapidamente perdidos, como a força, o tônus muscular e o rendimento. “A consequência é rapidamente sentida na volta”, destacou e lembrou que o período ajuda a realizar práticas mais intensas ou ar livre. “Só é preciso cuidado para escolher roupas e acessórios adequados para a temperatura”, aconselhou.
DISCIPLINA NO FRIO – Não é nada fácil enfrentar o inverno e ter disciplina para a prática de exercícios, entretanto, é importante focar os benefícios a médio prazo deste desafio do clima estabelecendo algumas atitudes, como por exemplo, organizar uma agenda semanal e definir uma meta fácil de ser cumprida. “Ao organizar os horários e definir essa prática como parte da sua rotina obrigatória, fica mais fácil manter o foco”, incentivou. Outra dica é arrumar uma companhia, afinal, vencer a preguiça acompanhado pode ser mais fácil. “Por isso, combine com um amigo animado e que tenha foco. O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias gelados”, comentou.
Mais um importante conselho é em relação ao horário, já que as temperaturas estão mais baixas durante o início da manhã e à noite, quem tiver uma agenda flexível pode malhar nos momentos mais quentinhos do dia. Em alguns casos, vai dar até para sentir um calorzinho. Outra forma de se sentir motivado é testar novas atividades, experimentar uma nova modalidade. “Além de ser bom para o corpo, pode fazer um grande bem para a sua saúde emocional”, indicou Wiliam e lembrou que é preciso consultar um profissional antes para certificar-se de que a atividade escolhida é recomendada para você.
Mais informações sobre as atividades do Studio Adrenalina Saúde pelo WhatsApp (43) 9.9667-1301, ou no endereço Edelina Meneghel Rando, 2466 em frente a Capela Mortuária do Lar São Vicente de Paulo.