O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) solicitou no último dia 21 a inclusão de esportes paralímpicos na disciplina de educação física em toda a rede estadual pública de ensino. O requerimento foi aprovado pelos deputados e encaminhado aos secretários Renato Feder (Educação e Esporte) e João Carlos Ortega (Casa Civil). O parlamentar explica que o tema trabalhado no ambiente escolar vai oferecer conhecimento sobre as práticas esportivas para pessoas com deficiência e despertar o senso de empatia nos estudantes.
Segundo Romanelli, a proposta surgiu de uma solicitação do vereador Cristiano Leite Ribeiro (PSD), o Todão, de Cornélio Procópio. “A inclusão social no ambiente escolar traz a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade”, justifica o deputado no requerimento. “Com essa ação estaremos criando o ambiente para que o Paraná seja o Estado pioneiro de inclusão social esportiva dentro do ambiente escolar”, acrescenta.
SEM CUSTOS – Romanelli reforça que a secretaria da Educação e o Paraná Esporte já possuem um convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro para ofertar, de modo gratuito, cursos no formato EAD para educadores físicos e demais profissionais que atuam junto à inclusão escolar de alunos com deficiência. “Não haverá nenhum impacto financeiro aos cofres do Estado já que os cursos serão ofertados gratuitamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”. (Valdir Amaral)