Anúncio aconteceu durante evento em Jacarezinho pelo aniversário de 10 anos da Rota do Rosário

A cidade de Andirá passou a compor a Rota do Rosário – órgão coordenado pela Pastoral do Turismo, da Igreja Católica, com o objetivo de mobilizar estratégias de gestão em turismo religioso -.  O anúncio oficial aconteceu no último dia 21, no Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Jacarezinho, durante o aniversário de 10 anos da Rota do Rosário, e contou com a participação de milhares de peregrinos e autoridades regionais. Além de Andirá, Cambará e Jaguariaíva também passaram a integrar a Rota.

Durante o encontro foi apresentado o conceito dos trabalhos da Pastoral do Turismo e suas ações de divulgação dos santuários. O projeto engloba as comunidades de Jacarezinho (com a Catedral Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa senhora de Guadalupe); Ribeirão Claro (Santuário de São Vicenti Palloti); Bandeirantes (Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face e Santuário São Miguel Arcanjo); Santo Antônio da Platina (Santuário Nossa Senhora das Graças); Ribeirão do Pinhal (Santuário do Divino Espírito Santo); Siqueira Campos (Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde); Tomazina (Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus); Jaguariaíva (Santuário Bom Jesus da Pedra Fria); Arapoti (Igrejinha de São João Batista) ; Piraí do Sul ( Santuário de Nossa Senhora das Brotas); Joaquim Távora (Santuário do Santíssimo nome de Jesus).

Para enriquecer as convivências entre um Santuário e outro, a Rota do Rosário está aderindo às três novas cidades, que têm ofertas de ações turísticas em áreas como trilhas, alimentação, lazer, aventuras, cultura: Cambará (Resort Sitio Ecológico Scandolo); Jaguariaíva (turismo de aventura) e Andirá, com o Turismo Rural. Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andirá, Sueli Nardoni, destacou a alegria e importância do Município em compor o projeto Rota do Rosário, e enfatizou os potenciais do Turismo Rural com apresentação de dados, fotos, banners, dos trabalhos até então realizados na cidade. “Foi uma alegria muito grande para nós que estamos pensando a ampliação dos potenciais do setor em nossa cidade”, disse e mencionou que a inserção de Andirá na Rota está sendo possível devido ao apoio e incentivo do padre Wilson, da Paróquia São Francisco de Assis. “A vida não para, e para existir há muitas circunstâncias que a envolve. Ao adentrarmos no turismo religioso e rural em nossa cidade, percebemos o quanto são necessárias as parcerias com todos. Dando passos firmes e significativos. Explorar belezas naturais, delícias culinárias e tudo cercado na fonte principal que é Deus para nossa vida. Por isso, o turismo em nossa cidade quer oferecer a todos um bom momento de lazer e descontrações com uma pitada de fé e amor aos nossos irmãos. Venha você desfrutar das maravilhas de nossa cidade de Andirá”, recomendou padre Wilson.

De acordo com o coordenador da Rota do Rosário, padre Celso Miqueli, o projeto é mobilizador e envolve muitas comunidades. “Andirá se apresenta como pioneira nesse processo ousado onde cada qual pode contribuir de maneira original, visando o associativismo, a integração, parceria e fortalecimento da região que visa o desenvolvimento com apoio do poder público, da iniciativa privada, além do empenho de toda a comunidade”, destacou.

Além de Miqueli, participaram do evento, o bispo da Diocese de Jacarezinho, dom Antônio Braz; o presidente da Paraná Turismo, Professo Jacó Gimenes; o presidente da Atunorpi (Associação do Turismo do Norte Pioneiro), Wellington Bergamachi; prefeitos, secretários, representantes dos setores de turismo religioso e imprensa. (Da redação com assessoria).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui