O município de Sertaneja será palco entre os dias 4 a 6 de novembro da 3ª Primavera Gastronômica. O evento marcado para o Parque de Festas Massagi Nagano tem a parceria da Prefeitura e Câmara Municipal, IDR, Governo do Paraná, Turismo Rural e AGRISERTA com o apoio Terroir Tur UFPR.
“Uma grande oportunidade de os visitantes saborear pratos típicos do Norte do Paraná”, comenta o prefeito Jamison Donizete. Serão pratos salgados, pratos doces e bebidas como sucos e cervejas artesanais.
O evento contará com artistas locais, regionais, e principalmente a valorização da cultura local é um dos pilares propostos na programação. O festival é uma oportunidade para donos de bares e restaurantes do município impulsionarem seus negócios, compartilharem experiências com parceiros da região, vislumbrarem outros negócios e valorizar a gastronomia com um “olhar diferenciado”.
No Parque de Festas, onde o festival acontecerá de 04/11 a 06/11, estabelecimentos do município e de todo o Paraná em parceria com o IDR, terão espaço para apresentar e comercializar seus pratos. Nos últimos, a parceria entre as duas instituições (IDR e municípios) propicia a realização de atividades para fomentar a gastronomia local, a sustentabilidade dos empreendimentos e o desenvolvimento econômico do município. “Após a realização do festival, a proposta é promover uma série de capacitações e consultorias especializadas aos pequenos negócios ligados à alimentação fora do lar por meio dos Cursos e Programas ligados ao Setor Rural, ainda o festival contribui para fortalecer os empreendimentos do setor gastronômico na medida em que exige dos empresários uma gestão mais profissional e estimula a criatividade e o empenho na produção e apresentação dos pratos.
PROGRAMA PREPARA GASTRONOMIA – A Primavera Gastronômica é uma estratégia do IDR para alavancar pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, um dos mais impactados pela pandemia. A ação tem o objetivo de orientar donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, para melhorar a gestão dos seus negócios, reduzir custos de produção e os tornar mais competitivos.
O ambiente terá espaço de exposição de artes locais, uma ação para comemorar os 70 anos do município, além de exposição e comercialização de produtos do agronegócio e da gastronomia, que podem ser degustados e adquiridos pelo público. O objetivo é apresentar as marcas e ampliar mercados para agroindústrias e pequenos produtores rurais de diversas regiões do estado. O evento tem apoio cultural e educacional do IDR, e Prefeitura Municipal de Sertaneja, Câmara de Vereadores, Agriserta, Comtur, TERROIR TUR UTFPR.
PRATOS SALGADOS – Arroz Carreteiro (Londrina); Baião de Dois à Sertaneja (Sertaneja); Canjiquinha à Nossa Moda (Londrina); Carne de Porco na banha (São Jerônimo da Serra); Confit de Lombo Cheio (Sapopema); Cordeiro da Vovó (Sertaneja); Dobradinha à Sertaneja (Sertaneja); Espetinho de tilápia la Cabana (Sertaneja); Filé de tilápia à parmegiana (Londrina); Grelhado à Sertaneja (Sertaneja); Linguiça Suína Artesanal (São Jerônimo da Serra); Moela ao molho com geleia de amora (Assaí); Obento (Assaí); Torresmo de rolo (Cornélio Procópio); Yakissoba com verduras orgânicas (Assaí)’.
PRATOS DOCES – Doces típicos japoneses de amora (Assaí); Pedacinho de amor e sorvetes artesanais (Sertaneja); Doces (Rolândia).
BEBIDAS – Suco Artesanal (Sertaneja); Calo de Cana (Sertaneja); Vinhos (Marialva); Cerveja Artesanal (Londrina); Cerveja Artesanal (Guarapuava). (Marcos Júnior)