Estudantes rede pública e particular de Andirá, grupos de jovens da comunidade, artistas de várias áreas de movimentos culturais, autoridades e população em geral, prestigiaram a Mostra de Artes Plásticas de Andirá que foi realizada durante o mês de outubro. A ação cultural, que tinha como previsão uma semana de exposição e perdurou durante todo o mês, contou com mais de duas mil visitas que prestigiaram as produções locais. Pinturas em telas de vários artistas de Andirá, além de gravuras e esculturas, mostraram a versatilidade e o talento nas artes plásticas.
A Mostra, mobilizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, também contou com a exposição dos alunos do curso de Artes Plásticas, da Escola de Comunicação e Artes, sob o comando do professor e artista plástico, Erão Maciel. Entre os artistas presentes na Mostra estiveram telas das pintoras: Marlene Paschoalino, Maria Emília Fantini, José Cláudio Rodrigues, Maurício Jordão, Erão Maciel, Terezinha Cavenaghi, Leosina, Ana Lúcia Enéas, Rose Dalosso, Ana Cláudia, Heloisa Resende, Neuza de Oliveira, Alef Renan.
De acordo com o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, a experiência de unir os artistas nesta Mostra foi especial. “Nosso objetivo é dar visibilidade e incentivo aos nossos artistas, das várias modalidades de artes. No que tange à pinturas, esculturas e gravuras – objetivos desta Mostra -, ficamos muito impressionados com a qualidade das obras de artes. Nossos artistas são incríveis. Tem grandes histórias de amor à arte. É um privilégio para nós poder oportunizar este espaço”, destacou. O secretário informou que a próxima Mostra acontecerá no primeiro semestre de 2019.
A prefeita, Ione Abib, que também tem acervo particular de produções de pinturas em telas, visitou a Mostra e ficou impressionada com a exposição e destacou a importância do evento que abre espaços de democratização, socialização e valorização das obras e de artistas da cidade. (Da assessoria).