Acontece amanhã (22), quinta-feira, a 2ª Expoiban (Exposição Interestadual de Ovinos de Bandeirantes). O evento acontece nas dependências da UENP/Campus Luiz Meneghel com abertura oficial do evento às 10h no auditório Thomaz Nicolletti. Com o sucesso da primeira edição em 2017, o Sindicato Rural de Bandeirantes/Itambaracá/Santa Amélia promove novamente a feira técnica com palestras sobre a cadeia produtiva, biotecnologias reprodutivas aplicadas e o panorama da ovinocultura do Paraná, além de ser vitrine de comercialização de animais.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Renato Rosa Domingues, a ovinocultura é crescente no Estado do Paraná e no Brasil, se consolidando como uma atividade econômica rentável. “As carnes de ovinos vêm sendo cada vez mais apreciados pelos consumidores, muitos produtores estão sendo atraídos para a ovinocultura, e nós estamos atentos à realidade do negócio. Convidamos a região para participar e conhecer mais sobre a ovinocultura”, convidou. O evento é gratuito e aberto a produtores e pecuaristas, acadêmicos, estudantes do ensino técnico, comunidade em geral.
As palestras começam hoje (22), quinta-feira, às 14h, com o tema ‘Criatividade e Inovação na Produção e Comercialização da Carne de Cordeiro’, desenvolvido por Francisco Fernandes Junior. Na sexta-feira, dia 23, às 14h, palestra sobre ‘A Castrolanda e o Setor da Ovinocultura’ conduzida por Tarcísio N. Bartmeyer. No sábado, dia 24, às 14h, o assunto abordado será ‘Produção de Carne Ovina e Quanto Avançamos e o Que Podemos Esperar’, com a palestrante Geisa Costa.
Novidade nesta edição será ‘Aula Show de Culinária Ovina’, na sexta-feira, dia 23, das 17h às 20. Além das reuniões técnicas, haverá exposição e avaliação dos animais. O julgamento acontece nos dias 23 e 24,
A 2ª Expoiban é promovida pelo Sindicato Rural de Bandeirantes/Itambaracá/Santa Amélia e conta com apoio da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Prefeitura de Bandeirantes através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Campus Luiz Meneghel, Castrolanda, SENAR/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Cabanha Sal no Cocho, Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos), ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), Alpha Ultrapess, e com participação da Agro100, Orgânica, Cordeiro Castrolanda, Sistema Fecomércio/Senac, Cordeiro Itimura, Ipacol, Nicenter Nissan, Samp Fiat, Automar, Unopar, Sicoob, Valtra, Coopermota, Case IH.