Cornélio Procópio recebe novamente, gratuitamente, apresentação do Circuito Terra Instrumental

Com a proposta de percorrer cinco cidades do Paraná, o Circuito Terra Instrumental desembarca, mais uma vez, em Cornélio Procópio. Depois da oficina de audiovisual gratuita, agora é a vez das apresentações musicais do festival inédito dedicado a celebrar a produção da música instrumental no Brasil. Neste sábado (27), a Orquestra Paranaense de Viola Caipira (OPVC) e a Banda Santa Cecília realizam uma apresentação musical a partir das 19h, no Centro Cultural Galdino de Campo. A entrada é gratuita como toda a programação do Circuito Terra Instrumental, que segue até junho, e pode ser conferida no https://circuitoterra.com.br/.

Santa Cecilia do Pavão

Natural de Cascavel, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira (OPVC) é referência nacional e considerada uma das maiores orquestras do gênero musical no Brasil.  Viola caipira e da música raíz, tendo os mais variados profissionais e diferenciados níveis sociais dentro dela, e ainda, faixas etárias diversas (ambos os sexos), indo desde crianças de 10 anos de idade, passando por vários adolescentes, jovens, adultos, e diversos senhores da terceira idade. Sob a regência de Ricardo Denchuski, é constituída por professores e alunos do Curso de Viola Caipira do município paraense, e é dedicada às sonoridades da viola caipira e da música raíz, tendo os mais variados profissionais e diferenciados, com integrantes desde crianças de 10 anos de idade, passando por vários adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Fundada em 1936 em Cornélio Procópio, a Banda Santa Cecília é uma das mais tradicionais e populares da cidade, sendo mais antiga até que o próprio município paranaense. O grupo é a segunda atração do Circuito Terra Instrumental deste sábado e apresentará um repertório tradicional de bandas militares (marchas, dobrados) música popular e tradicional (clássica, valsa, maxixe e samba) bem como música popular atual, de vários ritmos e estilos.

Orquestra Cascavel

ESTREIA NO PARANÁ – Em sua primeira edição, os curadores do festival Circuito Terra Instrumental, Ricardo Rodrigues e Maithe Bertolini, além das atrações de Cornélio Procópip, selecionaram também o grupo Bananeira Brass Band, Mão Rítmica Azul, Hoovaranas; a pianista Lilian Nakahodo e a para compor a programação. Além dos shows, compõem o eixo principal das ações do programa uma residência artística, a gravação de um videoclipe e oficinas de audiovisual, disponibilizadas de forma gratuita.

Orquestra Cascavel

O Circuito Terra Instrumental é viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Syngenta Proteção de Cultivos e realização da Brahmi Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.   “A Syngenta Proteção de Cultivos assume seu papel de líder do setor em que atua e investe em iniciativas dirigidas à solução de desafios que impactam nossa sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Assim, buscamos fortalecer o relacionamento com as comunidades e apoiar projetos como o Circuito Terra Instrumental, que proporciona conhecimento por meio de suas oficinas e promove o fomento do turismo local de diversas cidades do Paraná, a partir da divulgação do trabalho desses profissionais da música, cinema e audiovisual”, destaca Nêmora Reche, Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta CP Brasil e LATAM. (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui