Que tal montar uma empresa? Para isso, serão necessários alguns procedimentos muito importantes. Entre os quais: conhecer o mercado, delimitar o potencial do seu produto, estudar o público alvo, os fatores de diferenciação, o espaço físico ou virtual que servirá de suporte para a comunicação com o cliente, comunicação interna e externa, a estruturação do plano de marketing e a produção de peças de comunicação social, entender sobre os conceitos do empreendedorismo e, principalmente, sobre os aspectos financeiros que poderão dar sustentação para o sucesso de um projeto.

Estes aspectos norteadores foram pautas de uma atividade pedagógica desenvolvida pelos alunos da terceira série do Ensino Médio (as duas turmas), sob orientação da Profª Mestra Nelvia Ramos, da disciplina de Matemática, juntamente com o Profº Especialista, Felipe Mantovani, de Empreendedorismo.

Esta proposta permeia pelo campo da Matemática Financeira, e é desenvolvida no Ensino Médio  desde 2019, sob liderança da Professora Nelvia, que convida professores de outras áreas para contribuições em fundamentações teóricas. Esta ação interdisciplinar propiciou uma grande mobilização de pesquisa e elaboração prática dos alunos, que culminaram em apresentações, na última sexta-feira, dia 26, que surpreenderam os professores pelo nível de pesquisa e qualidade das propostas elencadas.

O QUE DISSERAM O ALUNOS – Para o aluno do 3º B, Fabrício Ribeiro de Oliveira, as atividades possibilitaram novos aprendizados: “Foi trabalhoso de se fazer, como o próprio nome diz : ‘trabalho’; achei que foi muito importante para nós, alunos, termos uma visão do dinheiro de uma empresa e como surge a criação dela, como mantê-la e apresentá-la para os outros. Apesar da correria, foi um trabalho incrível de montar”, destacou.

Também empolgado com os resultados desta ação de mobilização, o aluno Matheus Balestero, do 3º A, também expressou a percepção dos resultados: “Foi importante para perceber como as coisas são caras, pois tudo tem seu custo e às vezes não damos o real valor ao dinheiro. Também foi uma boa reflexão para entender como é difícil a vida do empreendedor no Brasil, com tanta burocracia e com tantos impostos”, refletiu.

Paloma Letícia Pagliaci, do 3º B, destacou que se surpreendeu com os resultados do seu trabalho e dos demais colegas: “O trabalho de matemática financeira foi uma experiência muito diferente. Quando a professora Nelvia nos disse para criar uma empresa, fiquei muito preocupada, mas comecei a fazer os slides para apresentar e fluiu bem. As tão temidas contas, juntas com o material e com a ajuda do meu grupo, se tornou mais fácil, além de serem contas que fazemos no dia a dia. Talvez essa tenha sido a parte mais difícil, mas tenho a certeza de que adquiri muito mais eficiência. As apresentações dos trabalhos superaram todas as minhas expectativas. Todos os grupos se empenharam muito. Foi, com certeza, uma experiência maravilhosa”, relatou, entusiasmada.

A professora coordenadora do Projeto enfatizou que os resultados superaram as expectativas. “A proposta é realizada desde 2019 e a cada ano eles nos surpreendem com riqueza de detalhes, criatividade e abordagem dos conceitos envolvidos”, declarou.

MELHOR COLÉGIO – O Colégio ECEL é referência em Educação Transformadora. Com mais de 30 anos ofertando aos alunos de Bandeirantes e região um ensino de qualidade, com professores de referência. Além disso, um sistema pedagógico (Positivo) reconhecido em todo o país pelo seu alto nível. Conta, ainda, com infraestrutura ampla e moderna, projetos pedagógicos diferenciados. Venha conhecer. Matrículas estão abertas. Rua Antônio Sartori, 981. Fone / WhastApp (43) 3542-4558. Site: www.colegioecel.com.br (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui