O governador do Distrito 4710 de Rotary Internacional, Paulo Roberto Balla e a sua esposa Aureliana Martins D. Balla, juntamente com os membros Milton Tamaki Nakashima, Renata Mestriner Krambeck, Paulo Eduardo Krambeck da Silva, Virgínia Martins Pelegrini e Ademilson Andrade, participaram da entrega de cadeiras de rodas nas aldeias indígenas no Paraná. O projeto Expedição Aldeias-PR, que faz parte do programa Mobilidade para Todos do Rotary Internacional entregou 38 cadeiras de rodas e 38 cadeiras de banho para todo o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Litoral Sul que contempla os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

No sábado (03), os rotarianos de Maringá e Bandeirantes estiveram nas aldeias de Rio das Cobras no município de Nova Laranjeiras e entregaram 10 cadeiras de rodas para indígenas identificados com problemas de locomoção. O programa Mobilidade para Todos é um projeto humanitário internacional de distribuição de tais equipamentos que são ofertados pela organização não governamental americana Free Wheelchair Mission (FWM), que visa proporcionar qualidade de vida para pessoas com dificuldades de locomoção.

Segundo o governador do Distrito 4710 do Rotary Club Internacional, Paulo Roberto Balla, a ação foi possível devido a parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, Distritos 4630 e 4710 de Rotary Internacional. Com o trabalho de enfermeiros e técnicos da região, os indígenas foram identificados, medidos e cadastrados. Com esses dados, as cadeiras de rodas foram enviadas no tamanho correto, montadas nas medidas exatas para cada beneficiário. “De forma que proporcione sempre o conforto e segurança do cadeirante”, destacou Balla. As cadeiras de banho complementam o cuidado, pois facilita a vida do usuário ao se lavar, uma vez que é própria para se utilizada na água.

O DSEI Litoral se encarregou do transporte que levou as doações de Maringá e Bandeirantes até Nova Laranjeiras, um trajeto de cerca de 460 km de distância. “A equipe e a organização do DSEI no Paraná foram fantásticas”, elogiou Balla. As doações contemplaram indígenas das etnias Kaigang e Guarani.
PARTICIPANTES DA EXPEDIÇÃO – DSEI Litoral Sul – DIASI: Tabata Fernanda Duarte; equipe local: enfermeiras: Kelli Aparecida Carvalho Braga, Silvana Carvalho e Cristina Bandeira; técnicos de enfermagem: Salete Maria Cardoso, Dinarte Lourenço; cirurgiã Dentista: Thiane de Sá Oliveira; cacique da Terra Indígena Rio das Cobras: Angelo Rufino; presidente do Conselho Local: Jeraldo Bernardo; vereador indígena: Sebastião Tavares; fotógrafo: Ademir Fagundes – Rotary Club de Laranjeiras do Sul. (Assessoria)