Na região, as áreas que receberam mais votos foram Economia e Emprego, Educação, Saúde e Assistência Social
Prefeitos, lideranças e sociedade civil organizada da região da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (28), em Cornélio Procópio, no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, e o presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. Eles estavam acompanhados ainda do relator da Comissão de Orçamento, deputado estadual Evandro Araújo, e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, deputado federal licenciado, Sandro Alex.
Objetivo da reunião foi o debate das inserções de propostas e aprovação sobre as demandas da região para os trabalhos de planejamento do Governo do Estado referente ao Plano Plurianual (PPA) do Paraná no período de 2024 a 2027. Na abertura do encontro, o reitor da UTFPR, Marcio Jacometti, e a prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski de Mello, deram as boas-vindas aos participantes e desejaram um diálogo franco e produtivo entre os gestores municipais e estaduais.
Foi a partir das 53 propostas para a região, levantadas durante a Consulta Pública finalizada em abril pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), houve consolidação de alternativas em enquete feita no local, com demandas que iam da Educação ao Turismo, passando por outras áreas importantes como Economia e Saúde. As áreas que receberam mais votos dos participantes foram Economia e Emprego, Educação, Saúde e Assistência Social. Em relação à área mais votada, recebeu mais respostas pela priorização a proposta ‘Atrair novas empresas para a região, gerando emprego e renda’.
DEMOCRACIA – O deputado Romanelli, na oportunidade, destacou que nunca houve debates democráticos e participação efetiva da sociedade e de lideranças regionais sobre o PPA. “De forma inovadora, estamos abrindo espaço para que a população e gestores públicos contribuam na elaboração do plano de trabalho do Estado para os próximos anos. Estamos promovendo o orçamento participativo no Paraná”, acrescentou e enfatizou que discutir regionalmente o PPA melhora a qualidade do planejamento do governo estadual. “Ou a gente faz uma gestão pública planejada, ou fica mais difícil governar”, ponderou e reforçou que é necessário haver perspectivas de curto, médio e longo prazo para a aplicação dos recursos públicos e para determinar para onde vai o Paraná. “O PPA serve como bússola e como mapa. Porque, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Na ocasião, o deputado apresentou as atividades do legislativo na elaboração das peças orçamentárias. Também apontou a necessidade do Estado e municípios observarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como ainda destacou sobre a nova economia que está surgindo a partir da transição energética, dos compromissos de empresas e governos com a sustentabilidade e destacou que um dos grandes desafios do Paraná é elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
PLANEJAR – Para o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, a participação social nesse processo de definição do orçamento tem sido primordial, pois as ações da pasta visam suprir uma grande exigência das atividades de trabalho, uma vez que “se não está no planejamento é mais difícil se realizar”. Com isso, segundo Guto Silva, o evento em Cornélio Procópio da Rede399 foi uma nova oportunidade para discutir a região, ouvir lideranças, organizar e votar as prioridades. “Justamente para que se possa dar à população uma oportunidade de escolher os seus destinos e o seu futuro”, disse. A ideia, conforme o secretário, foi escutar. “Ficou muito evidente que, para a região, uma das prioridades é justamente a geração de emprego e atração de novas empresas. Agora vamos colocar todas essas demandas dentro do PPA, para que tenhamos condições também de corrigir e, sobretudo, dar novas alternativas para a região de Cornélio Procópio e todo o Norte Pioneiro”, ressaltou Guto Silva.
Além do secretário Guto Silva, também houve a participação de diretores da pasta que abordaram programas como o Conecta399 e o Paraná Produtivo, que são mecanismos criados para apoiar os municípios e dar sustentação ao desenvolvimento socioeconômico estadual.
“O fundamental é que as audiências que estamos realizando ajudam a identificar as ações que são prioritárias na região. A partir disso nos cabe traduzir estas prioridades no orçamento do Estado. Isto é uma ação de planejamento”, ressaltou Guto Silva. Ele explicou que as reuniões regionais vão ocorrer até fim de setembro em todas as regiões do Paraná. Até agora, as reuniões haviam sido realizadas em Francisco Beltrão, Pato Branco, Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. (Redação com assessorias)