Reunião aborda sobre mais recursos para a manutenção dos serviços essenciais e investimentos em infraestrutura

Na segunda-feira (04), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado estadual Ademar Traiano, recebeu representantes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para uma reunião que tratou sobre as diversas necessidades dos municípios, dentre eles, por exemplo, mais recursos para a manutenção dos serviços essenciais e investimentos em infraestrutura. “Setembro começa com um pedido de ajuda dos municípios do Paraná e no encontro com os gestores, recebi uma pauta de reivindicações, que são necessárias para equilibrar a queda nas receitas e o aumento dos custos das administrações municipais”, mencionou o presidente.

De acordo com Traiano, os municípios pedem apoio do Poder Legislativo para reverter a situação, que, em síntese, está baseada em quatro pontos principais: queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atraso na liberação de emendas ao orçamento da União, aumentos dos custos do transporte escolar e o não pagamento por parte da União dos custos de operação do SAMU.

“A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado têm se empenhado em encontrar uma solução conjunta que alivie o quadro de penúria de muitos municípios do Paraná. Uma ação já em andamento é a criação de uma Frente Parlamentar de Defesa das Associações e Consórcios Municipais”, relatou e destacou que, de imediato, a Frente fará um movimento de apoio junto aos deputados federais e senadores para que estes intervenham junto ao Governo Federal. “Uma vez que as reivindicações se referem a programas e ações de responsabilidade da União”, indicou.

Para o presidente da ALEP, apoiar e dar suporte para a criação da frente parlamentar é fundamental na defesa dos municípios. “É nos municípios que as pessoas vivem e é lá que os efeitos da ação – ou ausência dela – se manifestam mais rapidamente. Defender os municípios significa defender os paranaenses”, enfatizou. (Assessoria e redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui