Bandeirantes e Assaí foram os primeiros na adesão ao programa para a rede municipal

Cursistas do Programa Brigada Escolar participaram de capacitação presencial com treinamento prático na semana passada. A concentração dos participantes foi no Centro Estadual Educacional Profissional (CEEP) Ozorio Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes. O referido evento foi realizado nos dias 11, 12 e 13, onde estiveram presentes seis profissionais de cada estabelecimento de ensino, além de diretores e coordenadores, das cidades de Bandeirantes, Santa Mariana, Santa Amélia e Itambaracá. Segundo a técnica Brigadista do Programa do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cornélio Procópio, Mônica Alexandre, foram 42 escolas representadas somando um total de 190 cursistas.

O Programa Brigadas Escolares-Defesa Civil na Escola foi instituído pela lei 17.424/2015 e alterada pela lei 20.863/2021, o qual expandiu o projeto às instituições de ensino da rede pública municipal. O Programa é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros e tem como objetivo promover ações de prevenção e condições de enfrentamento a situações emergenciais para assegurar a integridade física e o bem-estar da comunidade escolar. Participam desta formação as redes estaduais e municipais públicas de ensino e a Escola Pequeno Príncipe/APAE.

O curso abrangeu noções de primeiros socorros com treinamento de manobras e ações na prática como lidar com situações de engasgamento, convulsões, traumas, incêndios, ataques e invasões à escola.

PRIMEIROS A ADERIR – Com seus profissionais capacitados, de acordo com as orientações do Programa, o município agora passará pela fase de adequações necessárias para a regularização das edificações escolares ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e reuniões da equipe de brigadistas de cada instituição para traçar rotas de fuga e protocolos que serão seguidos em casos de emergência. Além disso, no Calendário Escolar do próximo ano letivo serão destinadas, no mínimo, dois dias para a promoção de simulados de abandono emergenciais da edificação escolar.

Dos 19 municípios do NRE, Bandeirantes e Assaí foram os primeiros na adesão ao programa para a Rede Municipal. O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta, esteve acompanhando o segundo dia e ressaltou que a participação dos professores no programa demonstra o compromisso da Secretaria de Educação em garantir a segurança dos alunos e da comunidade escolar. O chefe do Poder Executivo também aproveitou a oportunidade para agradecer a dedicação e o comprometimento de todos profissionais envolvidos do NRE de Cornélio Procópio, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, à direção do CEEP pela disponibilização do espaço, à SMEC de Bandeirantes pela articulação na operacionalização da adesão ao programa. Ele reconheceu o esforço extra que os educadores estão fazendo para garantir a segurança dos alunos, mesmo diante dos desafios enfrentados cotidianamente na área da educação. (Redação com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui