Daniel Martins ficou em 10º lugar no campeonato Brasileiro

O atleta bandeirantense Daniel Martins se classificou para o Campeonato Mundial de Duathlon, que acontecerá em agosto de 2024 na Austrália. Pela Modalidade Standart, Martins conquistou a classificação em 10º lugar no Campeonato Brasileiro, e no mês de outubro ele participará de outra competição nacional, mas na Modalidade Sprint.

De acordo com Daniel Martins, para o Campeonato Mundial, ele pretende a partir de janeiro buscar patrocínios com finalidade de custear as despesas, isto porque, só as passagens ficam em torno de R$ 12 mil. “Vou buscar patrocinadores no início de 2024, assim já posso ter uma noção se vou ou não conseguir viajar”, explicou Daniel.

O QUE É DUATHLON? – É uma modalidade que prevê o treinamento de alta intensidade em duas atividades físicas: a corrida e o ciclismo, que são realizadas de forma consecutiva e sem interrupção. É uma variação do Triathlon que também une a natação. No Brasil e na Europa, são realizados vários eventos para incentivar a modalidade. Por aqui, a modalidade é bastante popular com competições como Thunderman Duathlon, Cross Country Duathlon, Trirex Duathlon ou Duoman Duathlon, entre várias outras.

Vaga para Mundial foi garantida com uma boa colocação no Brasileiro

Segundo a ITU (União Internacional de Triathlon), nas provas são três principais distâncias que podem ser percorridas no Duathlon: Sprint: 5km corrida – 20km ciclismo – 2,5km corrida; Standard: 10km corrida – 40km ciclismo – 5km corrida; e Long Distance: 10km corrida – 150km ciclismo – 30km corrida

BENEFÍCIOS DO DUATHLON – por ser um treinamento aeróbico de alta intensidade, o duathlon terá diversos benefícios para o organismo com grande queima de calorias; melhoria da circulação sanguínea; ganho na disposição física; fortalecimento muscular; aumento de resistência; melhoria do sistema cardiorrespiratório; estimula a socialização; alivia o estresse; promove redução de quadros de ansiedade e depressão.

Os benefícios emocionais da prática são grandes porque ao correr, pedalar e até a emoção das transições entre as atividades vão gerar uma grande sensação de autoestima e confiança.

COMO TREINAR PARA O DUATHLON? – Por ser uma modalidade de alta intensidade, antes de iniciar o treinamento é importante pedir uma autorização médica. Como os percursos do Duathlon são longos, é muito importante que cada atleta respeite o próprio limite na hora de treinar.

Ideal é que quem está interessado em praticar Duathlon não faça os treinos de corrida e ciclismo separadamente, porque se a pessoa tiver intenção de competir, já vai ficar familiarizada com a alta intensidade e performance necessárias para as provas.

O alongamento antes e depois dos exercícios também é bastante importante para realizar os treinos e provas de Duathlon para melhorar a flexibilidade, que é muito importante para a prática, porque amplitude de movimento será fundamental para um bom desempenho.

Além disso, não esqueça que para as provas, o atleta também vai precisar de alguns acessórios indispensáveis como: roupas, tênis, meias (apropriadas), óculos escuros, boné, protetor solar, cinto de corrida e, claro, a bike Duathlon. (Redação e portal Vivariomar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui