O 4º Fórum do Agronegócio reuniu, as principais lideranças do agronegócio do país em Londrina, na segunda-feira (18) passada. O evento, realizado pela Sociedade Rural do Paraná, debate o protagonismo mundial do Brasil na produção de alimentos com o tema ‘Produzir e Conservar’. O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, explicou que a intenção é integrar a cadeia produtiva com soluções para o setor, principalmente no que diz respeito a inovação e sustentabilidade.
A solenidade de abertura contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro; ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góis; do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), deputado federal Pedro Lupion; e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Durante o evento, as autoridades assinaram a renovação do convênio para implementação do Polo Tecnológico do Agro, com a deputada federal Luisa Canziani, que destinou emenda para viabilizar o polo em Londrina. O objetivo dos polos tecnológicos são desenvolver e fortalecer a pesquisa agropecuária e atrair investimentos e gerar emprego e renda. O governador Ratinho Júnior disse que o Fórum do Agronegócio consolida Londrina e o Paraná como destaques em agricultura sustentável, inovadora e tecnológica.
De acordo com Pedro Lupion, líderes do agronegócio se reuniram para discutir o Brasil como protagonista mundial na produção e conservação. “Esse evento da Sociedade Rural do Paraná com curadoria de MMarchiori exploraram o potencial, desafios e oportunidades para o nosso setor”, disse Pedro Lupion durante seu discurso no evento.
O 4º Fórum do Agronegócio propôs mesas-redondas e abordaram temas estratégicos como as adversidades e oportunidades para alcançar níveis cada vez mais globais, além de práticas sustentáveis. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro ressaltou que a sustentabilidade e o aumento da produção podem andar juntos.
A presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, também participou do debate e ressaltou que um grande desafio atual é levantar os indicadores de sustentabilidade para todas as cadeias produtivas e integrar esses dados para uso em todo território nacional.
Outro destaque da programação foi a Conferência Magna ‘O Brasil e sua liderança mundial: perspectivas e desafios’, com o cientista indiano Dr. Rattan Lal, que defende a ideia de produzir mais com menos. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2007) e o Prêmio Mundial da Alimentação (2020), ele atualmente é professor universitário e diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono na Ohio State University, nos Estados Unidos. (Redação com informações do portal da CBN Londrina)