Ampliar conhecimentos na prática. Este é um dos objetivos dos cursos técnicos ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes. Com esta linha, em comemoração ao Dia do Administrador (09 de Setembro), o curso de Administração promoveu a I Semana de Estudo Técnico em Administração (SETAD) nos dias 12, 14 e 15 do mês passado, e dentre estas datas os alunos foram visitar a Bolsa de Valores, localizada no centro financeiro da capital paulista.
Segundo a coordenadora do curso de Administração, Andréia Leiroz, dentre as atividades da SETAD houve palestra com Alex Silva, de Cornélio Procópio, que atua como coach de carreira e falou sobre ‘Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo’. “Os discentes prestaram muita atenção na palestra que abordou sobre estarem sempre visíveis nos ambientes por onde passam, assim como ser destaque em tudo o que for fazer, surpreender todas as pessoas que estiver ao redor, além de sobressaírem na equipe e, principalmente, ser a pessoa certa no lugar certo. Ou seja, estar nos lugares que realmente possa trazer benefícios para a vida pessoal e profissional”, mencionou a coordenadora.
Já na palestra com palestrante Junior Ferreira, que é empresário, administrador, consultor do Sebrae, analista comportamental, life coach e especialista em Empreendedorismo e Inovação, o tema citado por ele foi sobre ‘Empreendedorismo e Inovação’. De acordo com Andréia, a abordagem foi importante para que os alunos pudessem aperfeiçoar as noções e conhecimentos sobre empreendedorismo inovador, o que acarretou em vários questionamentos durante o encontro. Ao final da palestra, Junior Ferreira ainda deu dicas sobre pesquisa de mercado.
A SETAD ainda teve momento prático com viagem a São Paulo onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Bolsa de Valores (MUB3). “Eles visitaram o local onde acontecia os pregões e hoje é e estão os maiores investidores do Brasil”, destacou Andréia. Com ajuda de um guia, os estudantes atentamente ouviram as explicações do que ocorria com os investimentos desde os anos de 1960 até os dias atuais. “Informações interessantes sobre como iniciou a economia no país com o café, algodão, dentre outros. Foi fantástico, além da história contada pelo guia, os alunos puderam conhecer muitos objetos que usavam na época, como calculadoras, telefones, computadores, roupas, maquetes do prédio, cadeira dos maiores investidores, cartas, bilhetes e simulação do Pregão dos anos 80. Um prédio cultural rico em história, memória e hoje, em tecnologia”, detalhou e comentou que atualmente os investimentos são realizados somente na forma online. “Entretanto, o prédio ainda é utilizado para recepção das empresas que ingressam no mercado da Bolsa, e possui um palco que realiza o ‘toque de campainha’ durante a cerimônia”, relatou a coordenadora e citou que no local ainda há uma parede digital contendo as empresas que fazem parte da Bolsa de Valores e como se investe nos dias atuais.
“Para os alunos, a visitação prática foi extraordinária e essa experiência que puderam vivenciar ficará sempre com eles e terá valor de importância na vida pessoal e profissional. Vale ressaltar que o CEEP Bandeirantes, por meio da diretora Marcia Sauer, não mediu esforços para proporcionar essa esplêndida experiência”, finalizou.